Roupa de noivo: 5 dicas para acertar na escolha

Assim como o vestido de noiva, a roupa de noivo é também um elemento protagonista em um casamento. Afinal, ambos são o destaque da festa, e todos os convidados ficam admirados com os detalhes dos looks de cada um. 

O homem moderno é vaidoso e gosta de cuidar da aparência. Por isso, ele também quer usar um visual de impacto no seu grande dia e, para tal, é preciso levar em conta uma série de detalhes.

No post de hoje, você confere 5 dicas básicas para não errar nessa escolha tão importante. Aproveite a leitura e saiba mais!

1. Avalie o estilo da cerimônia 

É fundamental que a roupa de noivo combine, antes de tudo, com o tom da cerimônia, o horário e o local. Isso porque um traje clássico e sofisticado acompanha uma cerimônia noturna na igreja com uma recepção em um hotel, por exemplo.

Já casamentos ao ar livre, com um clima rústico ou vintage, pedem peças mais leves. Nesse cenário, é possível ousar na cor e eleger um traje menos sério. Muitos noivos, inclusive, dispensam o paletó e usam apenas uma camisa com um colete despojado. 

2. Considere a personalidade do noivo 

Um ponto importantíssimo da escolha da roupa de noivo é sua personalidade. Ele precisa se sentir bem no que está usando e as peças precisam refletir seu estilo pessoal. Se o noivo é ousado e gosta de moda, é possível fugir do clichê e dar um toque de originalidade ao seu visual.

De fato, os trajes do casal devem estar em sinergia. Por isso, vocês precisam conversar e definir antecipadamente os pontos essenciais que vão guiar as escolhas de ambos os trajes. Logo, se o vestido de noiva será conservador e clássico, a roupa de noivo deve acompanhar essa lógica. 

3. Conheça os tipos de traje

Basicamente, existem 3 opções de trajes para noivos: 

Terno

Um terno clássico é composto por 3 peças: calça, paletó e colete. Pode ser usado em todas as horas do dia e estilos de festa. As características do evento vão definir os detalhes, como a cor e o tecido.

Em cerimônias ao ar livre, diurnas ou em casamentos alternativos, o terno casual é comum, sobretudo em tons mais leves e menos óbvios (branco, azul ou bege).

Smoking

Elegante, é a escolha para festas de tapete vermelho, como o Oscar, e eventos que acontecem no fim de tarde ou à noite. Tem corte reto e acompanha camisa branca, colete e gravata borboleta preta.

Fraque 

O fraque é o mais requintado de todos. Com modelagem diferenciada, o paletó tem lapelas de seda e uma cauda na altura do joelho.

4. Incremente a produção com os complementos certos

Bons acessórios não podem faltar no look do noivo. Como falamos um pouco acima, cada traje pede complementos específicos. Conheça algumas opções:

  • gravata tradicional: disponível em várias cores e estampas, é o complemento clássico do terno; 
  • colete: substitui o paletó em muitos casamentos informais. Além disso, pode ser encontrado em diversas cores e texturas;
  • suspensórios: são os eleitos por noivos moderninhos adeptos de uma vestimenta vintage;
  • gravata borboleta: acompanha tanto os suspensórios no casamento retrô (em uma versão colorida) como o smoking (na cor preta); 
  • abotoadura: um charme que faz toda a diferença, é um acessório usado nos punhos da camisa. Pode ser colorido ou ter uma inspiração inusitada. 

5. Garanta o ajuste perfeito

Um dos conselhos mais importantes é que o noivo experimente o traje várias vezes — e com todos os acessórios — para assegurar o ajuste perfeito. As peças devem estar confortáveis e cair como uma luva.

Por conta disso, se o noivo está com dificuldade de encontrar uma roupa que caia bem, muitas vezes, é recomendável confeccionar o traje com um alfaiate. É um investimento que vale a pena para ter um caimento impecável! 

Com essas dicas, fica fácil escolher a roupa de noivo perfeita para acompanhar seu vestido dos sonhos! Assim, juntos, vocês terão as peças ideais para usar nesse dia tão especial! 

Gostou do post sobre a roupa de noivo? Se sim, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube! Assim, você acompanha nossas novidades e conteúdos! 

Deixe um comentário