O que levar em consideração na hora de escolher o véu de noiva?

O véu de noiva é um dos acessórios que mais caracterizam a tradição da cerimônia, especialmente em tempos de casamento real. O comprimento do acessório, além de ser extremamente valorizado, é também símbolo de riqueza e ostentação.

Mas, e as noivas de todo dia? Será que elas também podem lançar mão de véus quilométricos e ainda assim estar em harmonia com as tendências da moda?

Pensando em todas as dúvidas que podem surgir na hora de escolher o estilo que mais combina com o seu perfil, selecionamos algumas dicas para lhe ajudar a eleger um véu para chamar de seu. Leia o nosso post e descubra!

Considere o estilo do vestido

O véu faz parte da produção da mulher no seu grande dia e, por esse motivo, precisa estar em total harmonia com todos os outros detalhes do casamento como: estilo, formalidade da cerimônia e, principalmente, o vestido da noiva. Entenda mais a seguir!​

Estilo despojado, vestido curto ou longuete

Um vestido de noiva curto, que fique na altura dos joelhos, não fica bem com um véu longo, uma vez que essa produção resulta em um desequilíbrio das proporções.

Para vestidos longuetes, o véu deve ser curto, no máximo na altura dos ombros. A noiva pode optar também pelo voilette, um tipo de véu muito usado em looks com estilo retrô e que cobre apenas o rosto, sendo normalmente arrematado com um enfeite na lateral ou no topo da cabeça.

Estilo formal, vestido longo e reto

Os vestidos mais compridos permitem o uso do véu longo. Ele pode ser no estilo duplo, com uma camada na altura do cotovelo, ou de camada única, caindo no chão sem grande extensão.

Estilo ultra formal, vestido longo com cauda

Os vestidos com cauda pedem um véu mais exuberante. A noiva pode apostar sem medo em um comprimento mais imponente, de aproximadamente 3 metros, similar aos usados pela realeza. Porém, é preciso ter bom senso na escolha das proporções.

Observe o tecido do véu

O tecido do véu também precisa ser definido, já que esse detalhe interfere bastante na composição do visual.

Os véus lisos ou aqueles com acabamentos em cetim ou renda costumam ser os mais usados. Afinal, eles são os mais fáceis de combinar. Contudo, ainda existe a possibilidade de usar o véu no estilo mantilha, hipótese em que a peça é toda rendada e, por isso, chama bastante atenção e combina melhor com vestidos lisos.

Analise o formato do rosto da noiva

O véu deve funcionar com uma moldura, realçando a beleza e os traços da mulher. Por esse motivo, faces mais redondas ou quadradas ganham destaque em véus que caiam nas laterais do rosto ou façam volume no alto da cabeça, de forma a transmitir sensação de alongamento e suavidade dos traços.

As noivas de rosto oval podem ficar mais livres para escolher o acessório dos seus sonhos, pois esse tipo facial fica bem com os mais variados modelos.

Harmonize o véu de noiva com o penteado

O véu pode ser posicionado no topo da cabeça, hipótese em que esconderá boa parte do penteado, ao menos enquanto durar a cerimônia de casamento. O acessório pode, ainda, ser fixado por baixo do penteado, deixando-o totalmente à mostra.

Como existe uma infinidade de penteados e estilos de arrumação, é muito importante testar com antecedência a posição ideal para a colocação do véu. 

Pronto! Agora, você já tem todas as informações para escolher o véu de noiva que mais combina com o seu estilo. Não se esqueça de considerar também o seu conforto, dando preferência a modelos não atrapalhem sua mobilidade.

Este conteúdo foi útil para você? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe um comentário