Saiba como escolher as cores perfeitas para a decoração do seu casamento

São muitos os elementos que os noivos precisam considerar para compor o visual do seu casório. Uma das decisões mais importantes — e complexas! — é a escolha das cores para decoração de casamento.

Afinal, são infinitas as combinações de tons, tanto que parece ser impossível escolher uma só cartela. No entanto, a seleção não deve ser baseada apenas em uma questão estética: é preciso pensar em uma série de fatores, como o estilo do casal e o da festa.

Para ajudar nesta tarefa, preparamos este post com dicas espertas para você escolher os tons perfeitos para colorir o seu grande dia. Acompanhe e fique por dentro!

Importância da paleta de cores para decoração de casamento

Uma cartela de cores de casamento é composta por cerca de 4 a 6 tons que serão usados para montar a decoração. Eles também podem aparecer em outros elementos ligados ao casório como o convite, o save the date ou, até mesmo, no bolo.

A ideia é selecionar tonalidades que conversem entres si e buscar harmonia para que o resultado fique lindo. Assim, a participação dos noivos nessa escolha é essencial, uma vez que elas precisam combinar e representar o estilo dos noivos e da festa que estão preparando.

No fim, uma boa seleção de cores é indispensável para criar um padrão coerente, equilibrado e muito mais agradável visualmente. 

Dicas de como escolher os tons ideais

Se você está na dúvida na hora de definir as cores para decoração de casamento, confira nossas 4 dicas e veja como essa tarefa ficará mais fácil! 

Peça ajuda ao decorador 

Com certeza, o decorador é o profissional indicado para ajudar nesse dilema. Como ele provavelmente tem ampla experiência na decoração de casórios, poderá sugerir combinações mais certeiras, dar exemplos e falar sobre misturas mais improváveis.

Por isso, conte com o seu decorador para tirar suas dúvidas e buscar referências e tendências

Pense no local e no horário do casamento 

O lugar tem grande peso na escolha das cores para decoração de casamento. Imagine uma decoração luxuosa em vermelho e prata em um espaço mais rústico e campestre. Ao que tudo indica, essa combinação parece não funcionar.

Logo, o ponto de partida da definição dos tons e de uma cartela harmônica é o estilo do ambiente e da festa e também o período do dia em que ela acontecerá.

Um casamento diurno, romântico e intimista pode ficar perfeito com uma paleta em cores pastéis. Branco e preto é uma escolha moderna e sofisticada que acompanha bem cerimônias noturnas em salão ou rooftop, por exemplo.

Limite o número de cores 

Casamentos despojados e coloridos estão na moda, entretanto, um excesso de tons pode não funcionar: a intenção é criar uma decoração acolhedora e exuberante, e não elementos desconexos e um visual gritante.

Como falamos, uma cartela é formada por cerca de 5 cores, mas é importante que, no máximo, 3 delas sejam diferentes entre si.

Por exemplo, uma paleta pode ficar com 3 tons marcantes como rosa, verde e azul, e os demais serem variações — mais claras ou saturadas — das cores principais.

Não se esqueça dos tons neutros 

Outra excelente forma de complementar sua cartela é com a inclusão de tonalidades neutras — cinza, bege, caqui, entre outros —, especialmente se você escolheu cores principais muito vibrantes como pink, turquesa ou amarelo.

Tons neutros são fundamentais para equilibrar a intensidade das outras cores, criar detalhes de fundo e dar mais liberdade para que o decorador trabalhe com os elementos sem que eles briguem entre si. 

Com estas dicas, você conseguirá montar uma paleta com cores para decoração de casamento perfeitas e ter uma cerimônia encantadora! 

Gostou deste texto? Então, aproveite para compartilhar este post em suas páginas nas redes sociais e, assim, ajudar outros casais que estão com essa mesma dúvida!

Deixe um comentário