Passeio completo: veja as tendências nos trajes para festas de casamento

O traje para festas de casamento é assunto sério! É só falar nisso que todos querem saber como acertar na escolha para estarem deslumbrantes no grande dia, independentemente de o traje ser informal, de gala, ou o famoso passeio completo.

Não é para menos. O casamento não é só o dia mais especial da vida dos noivos, seus amigos e familiares. É, também, um dia que vai ficar marcado para sempre na memória, nas fotos e nos vídeos. Então, é preciso escolher bem.

O passeio completo ou social completo é um dos trajes mais comuns em festas de casamento, por ser formal, mas não como um traje de gala. E para que você saiba o que usar nesse dia tão importante, desbravamos o passeio completo neste post!

Passeio completo para noivas 

O ideal é que o vestido seja longo e formal e bem refinado. Mas, dentre as vantagens de ser noiva, está escolher seu traje como você sempre sonhou!

Portanto, você pode optar entre longo, curto e midi. A cor, que, em geral, é a branca, também pode alterar. Há quem escolha o palha, o gelo e até tons vibrantes, como vermelho ou rosa. O volume e o tamanho das saias dependerá não só do seu gosto, mas do local da festa.

O ideal, no caso do passeio completo, é que o vestido transmita refinamento e sofisticação. Use e abuse dos saltos altos ou das sandálias de tira. Se for casar ao ar livre, pense em escolher o salto grosso ou as solas flat.

Passeio completo para noivos

O noivo precisa usar o traje completo, isto é, terno e gravata. A cor do terno pode variar, a partir do gosto dele e do horário da cerimônia. O colete e o suspensório não são obrigatórios, a menos que a festa seja bem formal ou tradicional e que o noivo goste do visual e do efeito que esses itens causam.

Os sapatos precisam ser os de sola de madeira, pois são mais elegantes do que os de borracha. No caso da gravata, o noivo pode escolher o estilo de que mais gosta, como a de borboleta, que costuma ser usada em trajes de gala, mas transita bem em ocasiões cujo traje é o social completo.

E para usar gravata comum, mas dar uma diferenciada dos modelos usados em outros eventos, uma boa ideia é investir nos tipos slim ou super slim, que conferem um ar mais requintado.

Passeio completo para padrinhos e madrinhas

Caso haja algo específico sobre o traje dos padrinhos, como a necessidade de todos usarem ternos da mesma cor ou algum detalhe parecido, lembre-se de avisá-los disso com antecedência. Mas, no geral, o traje deles é terno e gravata.

É importante lembrar, porém, que o terno escolhido para os padrinhos precisa ser minimamente diferente do usado pelo noivo. Pode ser um detalhe, como a cor do lenço. O passeio completo não exige smoking, mas se você fizer questão, é preciso avisá-los dessa escolha, ok?

As madrinhas também precisam estar elegantes e sofisticadas, com vestidos longos ou curtos feitos de tecidos refinados, como a seda ou a renda. A cor e o modelo, assim como o estilo dos sapatos, dependerão da sugestão da noiva.

Passeio completo para convidados

É comum indicar o estilo de traje da festa já no convite. De modo geral, o passeio completo permite vestidos curtos para as mulheres, desde que sejam bem sofisticados. Elas podem usar, ainda, um longo ou um longuete, e, além disso, o terno feminino e o tailleur também estão liberados. Nos pés, o ideal é o salto alto, mas não há problema se alguma convidada aparecer com uma sapatilha chiquérrima. 

Já os homens não vão poder fugir do terno e gravata, que é característico do traje social completo. E a indicação para sapatos segue a mesma ordem dada ao noivo: nada de sola de borracha, mas, sim, de madeira, garantindo sofisticação.

E aí, gostou das nossas dicas sobre o passeio completo? Quer entender ainda mais sobre como se vestir em festas de casamento para se planejar bem? Então, leia nosso post que explica tudo sobre os diferentes trajes, da noiva os convidados!

Deixe um comentário