6 dicas para fazer um casamento sustentável

Sabemos que a sustentabilidade é cada vez mais importante para o nosso futuro na terra, certo? Sendo assim, as ações e práticas que pregam o bem ao meio ambiente, além de necessárias, tornaram-se bastante comuns. Nesse contexto, o conceito de casamento sustentável chegou para ficar!

Aqui, a ideia é minimizar os impactos ambientais da festa — acredite, é possível fazer isso sem perder a elegância. Dessa forma, além de celebrar o amor e a felicidade do casal, o grande dia pode ser também um brinde à vida e à natureza!

Se você e seu noivo já têm uma rotina integrada ao meio ambiente, esse conceito é a cara de vocês. Todavia, se a sustentabilidade ainda não faz parte da rotina do casal, não é preciso ficar de fora: uma cerimônia com pegada ecológica é mais econômica, charmosa e emocionante. 

Ficou curiosa? Acompanhe o post e confira nossas seis dicas para fazer um casamento sustentável!

1. Use metais reciclados na produção das alianças

Você sabia que o processo de confecção de joias é responsável por causar um impacto negativo ao meio ambiente? Isso porque a extração do ouro libera metais pesados na natureza, provocando assim desequilíbrios significativos.

A dica para não compactuar com isso é reutilizar o ouro que vocês já tenham. Anéis, pulseiras, brincos e colares antigos podem ser desmanchados e usados na fabricação das alianças de casamento.

Além de sustentáveis, elas ficarão ainda mais significativas, carregando as histórias de tantas outras joias que já marcaram a vida de vocês!

Outra opção cheia de significado é usar as alianças das suas avós ou bisavós. Seria uma grande emoção e responsabilidade, não?

2. Reaproveite o vestido de noiva

Quando se fala em casamento, um dos assuntos mais delicados é definitivamente o vestido da noiva. Ele deve ser deslumbrante e, o melhor de tudo, do jeito que você sempre sonhou. Mas, será que para ser tudo isso você precisa comprar um vestido caríssimo? Nós garantimos que não!

Se o estilo da cerimônia for mais simples, uma boa opção é usar algum vestido que você já tenha no armário. Com pequenos ajustes, é possível deixá-lo pronto para o seu casamento. Pesquise também em boutiques e lojas vintage. Você pode se surpreender com modelos estilosos e elegantes.

Quer mais opções? Procure noivinhas que estejam desapegando de seus vestidos. Trata-se de uma seleção mais moderna e cheia de possibilidades.

Tem uma ideia que é emoção purinha: já pensou em reutilizar o vestido que sua mãe ou avó usaram no casamento delas? Nada deixaria a cerimônia tão tocante e pessoal! Não se preocupe com tamanho ou estilo — uma reforma dá um jeito nisso rapidinho.

Uma ótima escolha, também, é alugar o vestido em lojas especializadas nesse serviço. Elas têm uma vasta seleção de roupas, em todos os modelos que você possa querer. Com certeza seu vestido dos sonhos pode ser encontrado para aluguel!

Por fim, mesmo que você prefira mandar fazer um modelo personalizado, ainda é possível ser sustentável. Procure um estilista que use tecidos ecológicos, como algodão orgânico, cânhamo e seda.

3. Confeccione convites alternativos

O processo de produção do papel não é nada sustentável. Além de derrubar árvores e liberar poluentes, ele ainda gera muitos resíduos. Pense na quantidade de papel que todos nós jogamos no lixo diariamente…

Como solução, muitos casais têm utilizado a tecnologia para entrar em contato com os convidados. Essa é a opção mais ecológica para quem quer evitar impactos ambientais.

Todavia, se vocês não abrem mão do charme do convite impresso ou se preocupam com os convidados que não têm acesso fácil à internet, há também uma saída. Nesse caso, imprima os convites em papéis reciclados.

Uma versão ainda mais interessante da folha reciclada é o papel semente. Durante o processo de reciclagem, ele recebe aplicações de sementes diversas. Isso significa que, depois do casamento, o seu convite pode ser picado e plantado em um vaso. Não é o máximo?

4. Escolha um local próprio para casamento sustentável

O estilo mais apropriado para a proteção do meio ambiente é o casamento ao ar livre. Escolha locais como praias, fazendas ou jardins e realize a cerimônia durante o dia. O local te fornecerá grande parte dos recursos necessários, como a luz natural, e garantirá a beleza do cenário, permitindo que você economize na decoração. 

Se não conseguir encontrar essas opções, ainda é possível ter um casamento verde. Prefira um local com luz solar abundante para economizar energia elétrica. Além disso, opte por empresas que utilizam produtos biodegradáveis e fazem a devida reciclagem do lixo.

Outra dica é realizar a cerimônia e a festa no mesmo local ou em lugares bem próximos, evitando também a poluição pelo deslocamento dos carros.

5. Decore o ambiente de forma ecológica

Essa não é uma tarefa nada difícil. Decorações em estilo vintage estão super em alta e, por isso, há uma série de opções originais e encantadoras no mercado.

Além disso, uma decoração ecológica permite que você deixe seu casamento mais personalizado e afetivo. Utilize objetos que você e seus familiares têm em casa, como móveis, livros, quadros e fotografias, por exemplo. Não será gostoso ver que cada cantinho da sua festa está cheio de história?

Podem ser usados também materiais reaproveitados, como caixas de madeira, potes de vidro, garrafas e vasos. Substitua as luzes por velas, dando preferência às produzidas com cera de abelha no lugar de parafina.

Escolha plantas e flores naturais, próprias da estação que você pretende se casar. Opte, inclusive, por flores desidratadas, que duram mais tempo e podem ser reaproveitadas em outras ocasiões.

Ao fim da festa, não jogue fora sua decoração. Você pode levar para casa, dar como lembrancinha ou doar para outra noiva. Há também uma linda alternativa: um instituto em São Paulo faz arranjos com flores reutilizadas para distribuir em asilos. Incrível, não? 

6. Dê lembrancinhas sustentáveis

Essa é uma ótima forma de envolver seus convidados no clima da sustentabilidade. Com certeza, o seu casamento será inspiração para que eles também cuidem melhor da natureza.

Lembrancinhas muito usadas nesse estilo de festa são as mudas de plantas — você pode, inclusive, distribuir as que foram usadas na decoração. Doces em embalagens recicladas também são ideias interessantes.

Lembre-se, por fim, de que as pessoas costumam adorar produtos artesanais. Eles são sustentáveis e, ainda por cima, muito charmosos. Confira alguns exemplos abaixo:

  • sachês perfumados;
  • sabonetes;
  • óleos essenciais;
  • velas artesanais;
  • sais de banho;
  • hidratantes caseiros.

Pronto! Agora você tem todas as dicas para planejar um belíssimo casamento sustentável. Dessa forma, além de contribuir com o meio ambiente, a sua cerimônia certamente será mais pessoal, charmosa e emocionante. 

Quer continuar acompanhando tudo o que preparamos com muito carinho para as noivas? Não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter!

Deixe um comentário