Feira da Noiva

6 DICAS PARA COMEÇAR A PLANEJAR O CASAMENTO

Depois de dizer o tão esperado “sim”, chega a hora de planejar o casamento. Nessa hora, o que será a realização de um sonho também pode ser um desafio, já que são inúmeros itens para resolver e muitos profissionais envolvidos para fazer uma festa perfeita e da maneira que os noivos sempre sonharam.

Começar a se organizar algum tempo antes já é um ótimo passo para quem deseja que tudo saia exatamente como o esperado. Nesse sentido, organizar os gastos e cotejar orçamentos com os fornecedores com antecedência são atitudes que podem ajudar muito nessa hora para se garantir uma festa inesquecível.

Por isso, hoje você vai conferir algumas dicas incríveis para organizar e planejar seu casamento com mais facilidade e fugir das surpresas e esquecimentos. Continue a leitura para saber tudo!

1. Saiba quanto você pode investir

Saber o valor que você e seu parceiro têm disponível para usar na festa de casamento é o primeiro passo para um planejamento de sucesso. Portanto, analise suas economias, veja de quanto você pode dispor e quanto você consegue guardar até o grande dia. Uma dica importante é não colocar metas impossíveis, mas sim uma parte do seu dinheiro que você possa realmente economizar.

2. Defina o tipo de festa que você deseja

A partir do momento em que você sabe o quanto pode investir na festa, fica mais fácil saber o que poderá escolher para a cerimônia. Pense em como você gostaria de celebrar esse momento, se em um salão, em uma praia ou no campo. A decoração também deve entrar nesse planejamento: pense em como deseja as flores, os móveis, as louças e os copos.

Cada tipo de festa exige um orçamento diferente, dependendo sempre das escolhas dos profissionais, do local, da decoração e de outros itens, como vestido de noiva, docinhos, buffet, música, entre outros. Depois de decidir qual será o estilo da sua festa, é hora de pesquisar.

3. Pesquise preços e serviços

Mais uma vez, o orçamento é também a estrutura para começar a pesquisar os preços e serviços que você terá em seu casamento. E sabendo o quanto você pode investir na festa, você poderá pensar na contratação de uma assessoria.

Esse serviço pode incluir um apoio aos noivos em diferentes níveis, que vão desde uma ajuda na decisão de todos os detalhes até uma ajuda somente no grande dia. Cada um desses serviços tem um valor diferenciado, que pode caber no seu orçamento.

Você também pode começar a pesquisar os valores do buffet, decoração, música, fotógrafos, entre outros. Se a data estiver muito distante, consulte-os apenas para obter noções de valores — mas não se esqueça de que alguns prestadores de serviços podem oferecer descontos ao fecharem negócios com antecedência.

4. Faça um cronograma para planejar o casamento

Nada melhor para se organizar do que fazer um cronograma contendo tudo o que deve fazer mês a mês para progredir na organização da festa de casamento. Quanto a isso, não há uma regra para começar a contratar os serviços, mas existe um tempo estimado de antecedência para contratar cada um deles e garantir que o profissional que você deseja esteja disponível no seu dia especial.

Confira abaixo um modelo que pode te ajudar:

Faça também uma planilha com todos os gastos

Como você pode ver, são tantos detalhes que os gastos podem fugir do controle e extrapolar o orçamento inicial se não forem controlados. Portanto, faça uma planilha simples, mas que contenha todos os valores dos serviços do casamento. Coloque o nome da empresa responsável, o valor total do serviço, o número de parcelas em que será pago e o dia do pagamento.

5. Faça a lista de convidados

Ao longo do tempo, sua lista certamente sofrerá alterações. Porém, ainda é preciso fazê-la para ter uma noção de quantas pessoas estarão presentes e qual será o tamanho do local que deverá ser locado para a festa.

Comece pelos familiares e amigos mais próximos e veja se será possível arcar com os gastos de uma festa maior. Em caso positivo, passe a colocar na lista os nomes que você gostaria de convidar, como colegas de trabalho e amigos dos pais.

6. Tome as decisões junto ao seu parceiro

Conversar e analisar custos e detalhes a dois traz sempre uma probabilidade maior de se acertar no estilo da festa. Por mais que a noiva seja mais engajada nos detalhes, o homem também deve fazer parte de todas as decisões, até mesmo na hora da escolha do vestido, não é?

Planejar o casamento é mesmo uma tarefa desafiadora. Contudo, com organização e antecedência, tudo pode ser resolvido no seu tempo, sem surpresas. E seguindo os passos acima, você poderá ter a festa que sempre sonhou e de acordo com o seu orçamento. Pegue o papel e a caneta e comece agora mesmo!

Então, agora que você já sabe tudo sobre organização de casamentos, que tal conferir também como economizar e ainda assim ter uma bela cerimônia?