DIA DA NOIVA: UM PASSO A PASSO PARA VOCÊ FICAR ESTONTEANTE!

Você esperou meses a fio ou até anos para que esse dia chegasse e, então, ele está ali, batendo à porta: o dia do seu casamento! Dentre tantos detalhes para organizar, apenas um fica para o grande momento: o dia da noiva, hora de ficar deslumbrante para dizer o tão sonhado sim.

Spas, massagens, cabeleireiros e maquiadores fazem parte das horas que antecedem a cerimônia e oferecem os mais variados serviços. Nos salões, os pacotes englobam desde os tratamentos mais básicos até um dia completo de relaxamento, típico de uma realeza.

Mas, como é a preparação para o grande dia? O que pode ser feito em casa, o que é possível eliminar da lista e como um planejamento bem feito pode ajudar você a economizar e ao mesmo tempo ter o tratamento que merece?

Essas e outras questões você vai conferir no nosso post de hoje, um superguia para o dia da noiva, que vai ajudar você a se organizar para passar um dia de relaxamento e preparação para a hora do sim. Acompanhe!

1. O que você deve fazer antes de o grande dia chegar

Alguns meses antes do casamento é preciso começar a organizar e planejar como será o seu dia. Esse é o momento de pesquisar, fazer testes e marcar com os profissionais que você escolher. Não se esqueça: o dia da noiva começa meses antes do casamento e engloba todos os serviços para deixar a mulher ainda mais bonita no dia do casamento.

Defina o que você deseja

Não é preciso já bater o martelo e saber exatamente tudo o que você vai querer fazer no seu dia da noiva, mas é preciso ter uma noção básica: se quer passar o dia no salão, fazer massagem, ofurô, além dos serviços básicos de cabelo e maquiagem ou simplesmente chegar apenas na hora de se arrumar efetivamente.

Com os serviços previamente definidos, você pode começar a pesquisar por profissionais que atendam o que você deseja fazer.

Pesquise

Há inúmeras formas de saber mais sobre aquele profissional que você tem curiosidade ou até mesmo conhecer novos serviços e lugares da cidade que fazem o dia da noiva.

Você pode encontrar os perfis desses profissionais nas redes sociais, analisar o tipo de trabalho que mais gosta e entrar em contato por ele por ali mesmo para esclarecer suas dúvidas. Pergunte também às suas amigas que já casaram se elas recomendam o salão ou o espaço em que fizeram o dia da noiva e peça os contatos.

Escolha um profissional e faça o teste

Para o cabelo e a maquiagem, os profissionais geralmente fazem um teste antes do grande dia para saber se você gosta do estilo do penteado e se a make também está de acordo com as suas preferências, com o horário da celebração e com o seu vestido.

Pense nas outras possibilidades

Você já observou com vai a aparência dos seus dentes? Não se esqueça de que você vai sorrir muito no seu grande dia! Por isso, estar com os dentes bonitos é uma preocupação que você deve ter.

Procure um dentista de confiança, veja se existe a possibilidade de realizar uma limpeza e, se estiver em seus planos, colocar um aparelho ortodôntico para arrumar aquele dente que entortou ou fazer um clareamento para estar com o sorriso brilhando!

Se você pretende emagrecer, procure uma nutricionista e um profissional de educação física com mais ou menos um ano de antecedência. Juntos, eles vão indicar um cardápio balanceado e treinos adequados para que você perca peso e atinja seus objetivos para entrar no vestido e se sentir confiante no seu dia.

2. O que pode ser eliminado do dia da noiva?

São incontáveis as opções de serviços que salões de beleza e spas oferecem para a noiva. A ideia é ter um dia de princesa, com muito relaxamento e preparação, mas, mesmo assim, algumas coisas podem ser cortadas se a ideia é ter um dia lindo, mas fazendo um pouco de economia.

Hidromassagem e ofurô

Esses serviços podem ser eliminados do seu grande dia se a intenção for economizar. Retirando a hidro ou ofurô do seu pacote, você economiza e ainda não precisa chegar tão cedo ao salão de beleza.

Massagens

Muitos locais oferecem nos pacotes de dia da noiva com massagens relaxantes, drenagens e outros tratamentos que ajudam a tranquilizar e a eliminar as toxinas do corpo. Porém, você pode negar esses serviços se a ideia for economizar.

Hidratações nos cabelos e pele

Outro serviço também oferecido pelos salões são hidratações nos cabelos e na pele, que podem ser incluídos no pacote do dia da noiva. No próximo tópico, você vai ver algumas dicas de como fazer isso em casa e não precisar pagar a mais para ter os fios e a pele hidratadas e viçosas para o grande dia.

3. DIY: saiba o que você mesma pode fazer

Muitos dos serviços que os salões oferecem podem ser feitos em casa, por você, com a ajuda de suas madrinhas. Que tal marcar um dia de beleza com suas escolhidas e caprichar na preparação para o casamento? E o melhor: economizando muito!

Hidratação

Uma boa máscara capilar tem um preço elevado, mas levando em consideração que você pode dividir com suas madrinhas ou aplicar inúmeras vezes, pensar em hidratar o cabelo em casa pode ser bem mais econômico.

Comidinhas para levar ao salão

Mesmo que você vá fazer apenas cabelo, maquiagem e manicure no salão, certamente você passará ao menos a tarde toda por ali. Por isso, não se esqueça de providenciar comidas e bebidas para você e para as madrinhas.

Alguns salões oferecem uma refeição, mas o pacote pode ficar mais barato se você tirar esse item da lista. Mini sanduíches, salgadinhos e snacks podem ajudar você e suas madrinhas a tapear a fome e também a controlar a ansiedade para o grande momento. Só não se esqueça de comer coisas leves para não se sentir indisposta na hora da cerimônia, ok?

Banho de lua

Outro serviço que pode baratear o seu pacote ao ser retirado é o banho de lua. A técnica de descolorir os pelos pode ser feita em casa, alguns dias antes do casamento. Faça o teste previamente com o produto descolorante para evitar alergias e descolora os pelos que você não quer que apareçam.

Maquiagem

Sim, você está lendo certo: a maquiagem do seu grande dia pode ser feita por você mesma. Muitas mulheres, por mais que já tenham experimentado diversos tipos de profissionais, só se sentem bem quando fazem a própria maquiagem. E, vamos combinar que no dia do seu casamento a autoconfiança tem que estar lá em cima, certo?

Se você faz parte deste grupo de mulheres que é boa com os pincéis e que se sente confiante na hora de se maquiar, não hesite e nem fique sem graça ao dizer ao salão que você mesma fará sua maquiagem.

Pedir para alguém te ajudar a colocar o vestido

Você sabia que muitos salões contam com uma “ajudante para colocar o vestido”? Pois bem, essa função pode ser realizada pela mãe, sogra ou madrinha que já tenha alguma familiaridade com a costura da peça.

Além de tudo, o momento fica mais íntimo quando podemos contar com alguém com quem nos sentimos à vontade.

Esfoliação corporal e facial

A esfoliação é importante para retirar as células mortas do corpo e renovar a pele, trazendo mais maciez e brilho. No rosto, o processo é muito importante e faz parte de uma das etapas da limpeza da pele para que a maquiagem fique ainda bonita e duradoura.

Você pode fazer essa esfoliação em casa, no dia do casamento. Apenas se atente para o fato de que existem produtos específicos para o corpo e outros para o rosto, já que este último é sensível e a região pode ficar irritada ao usar os produtos errados.

Dia de beleza

Não precisa ser no dia do casamento, mas próximo a data você pode organizar um dia para cuidar de você em casa. Faça todos os procedimentos citados acima, tome um bom vinho, ouça uma boa música e relaxe. Prepare sua mente com um banho energizante no conforto do seu lar, fazendo o que gosta.

4. A importância do planejamento

Como qualquer momento importante da vida, o planejamento se faz essencial para que tudo saia do jeito que você sempre sonhou. A falta dele pode acarretar uma série de problemas e aparecimento de situações inesperadas que podem te deixar estressada no grande dia.

Como planejar

Assim que vocês decidiram se casar, muitas dúvidas, principalmente sobre por onde começar, certamente invadiu a mente do casal, certo? Um evento tão grande precisa de um planejamento do começo ao fim, que envolve todas as etapas da preparação para, finalmente, chegar à festa.

E o dia da noiva deve fazer parte de uma dessas etapas do planejamento. Por isso, a dica é colocar em um papel tudo o que você precisa fazer para organizar a cerimônia, incluindo o dia da noiva. Nessa lista, coloque tudo o que você deseja fazer, para que depois defina o que ficará a cargo dos profissionais e o que você fará sozinha.

Pense se no seu círculo familiar e de amizades existe alguém que exerça uma profissão da qual você vai precisar e fale com a pessoa: talvez ela possa te ajudar a organizar tudo com mais facilidade e até indicar outros profissionais de confiança para o grande dia. A organização é a peça-chave que vai fazer o seu casamento ser especial para seus convidados e, principalmente, para você.

Ao planejar com antecedência você se sente mais segura

Se você vai passar o dia da noiva em um salão que nunca frequentou, por exemplo, organizar tudo previamente permite que você faça o teste de cabelo e maquiagem algum tempo antes, para sentir se fica à vontade com o profissional e para que também não tenha surpresas desagradáveis de não gostar do serviço em cima da hora.

O lado financeiro agradece

Você sabe que tudo de última hora acaba ficando mais caro, certo? Além disso, contratar os serviços e pagar com antecedência deixa você mais tranquila em relação ao quesito finanças. Afinal, imagina que ótimo passar um dia de princesa e saber que tudo ali já foi pago? Além disso, você ainda consegue economizar para sua lua de mel!

Você tem mais profissionais disponíveis

Um serviço visto com antecedência tem ainda a vantagem de que você tem mais opções para escolher quem quiser. Com meses de antecedência, muitos cabeleireiros e maquiadores ainda não estão com suas agendas fechadas e você pode conseguir um horário com aquele profissional que tanto admira.

Sem organização, você pode acabar fechando tudo em cima da hora, e muitas vezes ter que se contentar com a pessoa que tinha agenda e não aquela com quem você gostaria de fazer o dia da noiva.

Você tem mais tempo

O planejamento nada mais é do que uma listagem de tudo o que é preciso fazer e quando será feito. Ao realizar as tarefas que vocês programaram no tempo estimado, você tem mais tempo para cuidar dos detalhes e pensar se está se esquecendo de algo, de preparar alguma surpresa e até de aproveitar melhor essa fase que antecede o casamento.

5. A escolha dos tratamentos e dos detalhes do dia

Agora que você chegou até aqui, já sabe que há inúmeros tratamentos especiais e opções para as noivas. O grande desafio nesse momento é saber escolher e adequar o pacote às suas necessidades e, principalmente, ao seu orçamento, já que esses serviços costumam ter um valor elevado e é preciso pesquisar bastante antes de bater o martelo.

Compare os preços dos pacotes

Não tenha problema em pedir orçamentos aos salões e perguntar sobre a retirada de algum item que possa proporcionar um desconto no valor final. Muitas noivas ficam receosas de mexer no pacote ou de pedir apenas o cabelo, a maquiagem e a manicure, por exemplo, o que não deve acontecer. Muitas vezes, tirando algum serviço que você não faz questão, pode conseguir um ótimo preço no salão que sempre quis.

Avalie bem se você precisa ou quer mesmo aquilo

Muitas vezes, quando você visita um profissional, ele acaba te dando opções de pacotes com mil e um tratamentos, inclusive com coisas que você nem sabia que existiam.

Mesmo que a pessoa te diga que está na moda, ou que o tratamento é o mais eficaz do momento, pense bem se você precisa mesmo dele ou se ele pode ser eliminado.

O necessário

O cabelo e a maquiagem são dois itens que não podem faltar quando se fala em dia da noiva. Você pode até fazer sua maquiagem, como falamos, mas fato é que um bom penteado e uma make não podem faltar.

Portanto, esse deve ser o seu carro-chefe ao escolher o lugar onde você vai se arrumar. Veja fotos, vídeos, confira os profissionais e escolha aquele com quem você mais se identifica.

Escolha onde você vai se arrumar

Algumas noivas preferem se arrumar no conforto do lar, apenas com a presença da mãe e das irmãs. Já outras gostam de compartilhar o momento com as madrinhas e até com algumas convidadas no salão mesmo. Um terceiro grupo das que estão prestes a subir ao altar ainda preferem passar o dia em um hotel, alugando um quarto e desfrutando dos serviços que ele tem a oferecer.

No seu dia, o importante é que você esteja confortável. E é isso que você deve levar em consideração na hora de escolher onde será o dia da noiva. Se você é mais introvertida, prefira um lugar privado, como sua casa ou um quarto de hotel. Se você se estressa facilmente, as opções em que você fica mais isolada também são melhores: em muitos casos, a multidão dos salões de beleza e até um problema com a pontual com alguma madrinha que aconteça enquanto vocês estão se arrumando pode deixar você nervosa.

Já se você prefere passar o dia com suas madrinhas e algumas convidadas e brindar a chegada do casamento, avalie a possibilidade de fechar o salão só para você ou de ter uma sala onde você possa ficar com suas escolhidas.

6. O que evitar fazer no dia

Se no dia da noiva você acha que pode fazer o que quiser, saiba que existe um sinal vermelho para certos tratamentos estéticos. É preciso ter cuidado ao realizar algum procedimento, principalmente se ele for invasivo ou se a noiva nunca tiver feito antes. Confira quais são e por que não devem ser feitos no dia da noiva.

Limpeza de pele

Algumas peles demoram a cicatrizar e dependendo do número de cravos e espinhas, o rosto pode ficar bem vermelho. Por isso, esse procedimento não é indicado para ser feito no dia da noiva. Além disso, se a pessoa nunca passou por uma limpeza, pode desenvolver alguma alergia e comprometer o resultado da maquiagem e da saúde.

O melhor é fazer a limpeza de pele de 10 a 15 antes do casamento. Assim, a pele tem tempo suficiente para se recuperar e ficar preparada para receber a maquiagem.

Depilação

Algumas noivas costumam fazer a depilação no dia do casamento. Porém, o ideal é fazer 2 dias antes dele, já que a cera pode provocar alguma reação alérgica ou a pele pode ficar muito irritada, provocando um desconforto desnecessário nesse dia, certo?

Manicure

Outra polêmica no mundo das noivas: fazer as unhas das mãos e dos pés é também um procedimento necessário, mas o ideal é que isso seja feito um dia antes. Acontece que no dia do casamento, a noiva atende celular, entrega os hobbies para suas madrinhas, recebe flores, passa a mão na maquiagem, nos cabelos, enfim, mexe muito com as mãos.

Por isso, se o serviço de manicure for feito no grande dia, a chance de borrar o esmalte é grande. Para fugir dessa situação, procure ir ao salão um dia antes e resolver essa pendência com antecedência.

Sobrancelha

Quem tem a pele muito branca e sensível sabe que ao terminar de fazer as sobrancelhas, a região fica irritada e avermelhada por horas. Por isso, a sobrancelha é outra coisa que você pode deixar para o dia anterior, quando for fazer as mãos e os pés, por exemplo.

Mesmo que sua pele não fique vermelha, é bom não arriscar tirar os pelos da região no dia, já que a maquiagem, por melhor que seja, pode não disfarçar a irritação da pele totalmente.

Usar cremes e outros produtos que você nunca testou

Sejam eles cremes depilatórios, produtos de massagem, tintura de cabelo, maquiagem ou qualquer outro item que você nunca tenha usado ou que tenha a formulação muito diferente, precisam ser evitados.

Quem tem tendência à alergia pode passar maus bocados ao entrar em contato com algum produto tóxico para aquele tipo de pele ou organismo. Por isso, nada de testar coisas novas no dia do seu casamento — melhor optar por aquilo que você já usou ou sabe que não lhe fará mal, para evitar surpresas desagradáveis.

O mesmo vale para as comidas: durante o dia, faça refeições leves, evitando alimentos pesados que possam causar desconforto. Coma frutas e beba bastante água para manter o pique com saúde.

Depois de tantas dicas de organização, de faça você mesmo, de economia e de como aproveitar o seu dia da noiva, fica mais fácil planejá-lo e saber o que você pode fazer no dia, o que é melhor fazer antes e o que você deve evitar fazer.

Nunca se esqueça de que este será um dos dias mais especiais de sua vida. Então, invista em bons profissionais, em quem você possa confiar e se sentir confortável. As noivas têm inúmeras responsabilidades, então, estar cercada de bons profissionais é essencial do primeiro ao último dia — este, o mais importante de todos.

E então? Já começou a pensar no seu dia da noiva? Ainda tem dúvidas? Não se preocupe! Assine nossa newsletter e receba por e-mail todas as nossas novidades. Você ficará por dentro de tudo sobre o mundo dos casamentos, basta se cadastrar!

Deixe um comentário