4 dicas de decoração para a mesa de doces da sua festa de casamento

O amor é doce! Talvez seja por isso que a mesa de doces seja uma das principais atrações do cardápio no dia do casamento: todos ficam na expectativa para saber quais delícias vão adocicar o paladar durante a festa.

Nós sabemos que os noivos já têm muitas tarefas a resolver até o grande dia e quanto mais ajuda, melhor. Por isso, preparamos essas 4 dicas para ajudá-los na decoração da mesa de doces. Com elas, esse trabalho pode se tornar bem mais fácil e temos certeza de que todos ficarão encantados no grande dia. Não deixe de ler!

1. Defina os tipos de doces

A definição dos docinhos é muito pessoal, já que cada casal tem um gosto diferente. No entanto, é importante fazer escolhas democráticas, pensando também em agradar os convidados. 

Existem algumas opções que são garantia de sucesso, como brigadeiros e casadinhos. Há outras que são queridinhas dos mais velhos, como o camafeu de nozes.  doces de fruta ou decorados são uma boa pedida. Essas são apenas algumas sugestões dentre uma infinidade.

É importante também pensar na variedade dos formatos dos doces, tamanhos e cores. Essa diversidade leva alegria e dinamismo à mesa. 

2. Avalie a relação entre a quantidade de doces e o tamanho da mesa

A primeira coisa a ser levada em consideração no cálculo da quantidade de doces, é claro, é o número de convidados. Mas ater-se apenas a isso pode não ser uma decisão sábia.

A quantidade varia entre 6 a 8 doces por convidado, dependendo se será servida ou não outra sobremesa. O espaço na mesa não pode ficar abarrotado de doces, por isso também devem ser servidos em bandejas volantes. A mesa também não deve ficar vazia e os doces precisam ser repostos à medida que forem consumidos.

Com a relação entre a quantidade de doces e o tamanho da mesa em mente, você poderá planejar a decoração com mais segurança, trabalhar diferenças de altura e cores, além de investir em objetos para compor o local.

3. Valorize o foco da mesa de doces

Uma mesa só com doces, ainda que variados, pode ficar muito monótona. Dessa forma, é importante inserir elementos para orná-la e trazer mais movimento e alegria.

Brincar com diferentes alturas faz um belo efeito visual, tanto ao vivo quanto nas fotos e filmagem. Para conseguir isso, utilize bandejas e pratos de diferentes formatos e estaturas. Doces menores ganham mais destaque no alto, já os com algum tipo de decoração ou de tamanho maior podem ficar mais baixos, para não ofuscarem os outros.

Outra sugestão que faz bastante sucesso é o uso de forminhas em diferentes cores e modelos. Você pode encontrar modelos em formato de flores, de caixinhas decoradas com noivos e até mesmo os modelos mais tradicionais, porém estilizados, com desenhos vazados ou aplicações de pérolas. Lembre-se apenas de que a escolha deve considerar a paleta de cores da decoração da festa.

4. Inove nos objetos decorativos

Não tenha medo de inovar e fazer uma mesa de doces única! A originalidade dos objetos decorativos pode surpreender no resultado.

As bandejas podem ser substituídas por livros, pequenas malas, caixas de joias ou de música, bases de madeira ou gavetas para dar suporte aos doces e bombons.

Os bem-casados ficam geralmente dispostos na tradicional pirâmide sobre a mesa. Você pode optar por colocá-los dentro de recipientes bonitos, como gaiolas de metal ou caixas de cristal.

Com essas dicas fica menos complicado decorar a mesa de doces, não é mesmo? Para saber mais, leia o nosso artigo sobre como escolher os doces do casamento!

Deixe um comentário