VESTIDO DE NOIVA: EM QUAIS SITUAÇÕES OPTAR POR UM CURTO?

Escolher um vestido de noiva é uma missão e tanto. Afinal, desde o início da procura pelo modelo ideal para seu grande dia, a noiva é bombardeada com milhares de opções e, muitas vezes, tem dificuldade de selecionar somente uma.

Há algum tempo, as revistas e catálogos eram recheados apenas com opções do modelo mais tradicional de vestido de noiva: longo, rendado e acompanhado de véu e grinalda. Para quem gosta de inovar, trazemos uma boa notícia: tudo isso já ficou para trás!

Atualmente, muitas noivas optam por modelos que fogem do tradicional, como os vestidos curtos, que são cada vez mais procurados para os diversos tipos de cerimônias.

É importante ressaltar que o vestido curto não precisa ser necessariamente informal ou despojado. Ele pode ser tão elegante e refinado quanto um vestido feito com muitos metros de tecido, desde que você saiba escolher o modelo e os acessórios adequados para dar esse tom.

Sendo assim, podemos dizer que o vestido curto é muito versátil e indicado para ser usado por qualquer tipo de noiva, seja jovem e cheia de atitude ou uma senhora elegante e tradicional.

Se você ainda não sabe como usar um vestido curto no seu casamento, veja abaixo uma lista de ocasiões para as quais ele é uma boa opção:

1. Cerimônia civil

Para uma cerimônia civil realizada no cartório, você deve optar por um modelo mais simples, pois do contrário correria o risco de destoar muito do ambiente. Entra em cena, então, o vestido curto e sem muitos ornamentos, principalmente porque essas ocasiões costumam acontecer durante o dia.

O modelo curto ainda pode ser indicado para cerimônias realizadas fora do cartório, independentemente do horário ou local. Afinal, ao contrário do casamento religioso, que costuma ser mais clássico, o casamento civil dá mais liberdade para sair do óbvio em vários aspectos, como decoração, local da cerimônia e, é claro, vestimentas. Por isso, casais mais modernos costumam dar prioridade a essa opção.

2. Casamento diurno

Para uma cerimônia que vai ser realizada durante a manhã ou a tarde, nossa dica é apostar em um vestido mais simples, sem excessos, já que as roupas de gala são mais indicadas para eventos noturnos.

Além disso, no Brasil, o dia costuma ser mais quente por causa do sol, principalmente entre a primavera e o verão. Para essa ocasião, dê preferência, então, a um modelo curto e feito com tecidos leves para garantir um conforto maior.

Se seu casamento será realizado em estações mais frias, você ainda pode usar um vestido curto, basta escolher um modelo de mangas longas. Esse look costuma ficar bastante elegante e ousado ao mesmo tempo.

3. Casamento ao ar livre

Se os noivos escolheram realizar uma cerimônia ao ar livre, seja na praia ou no campo, o vestido curto pode ser a opção ideal para a noiva. O modelo tem tudo a ver com o clima e a leveza do ambiente, que geralmente é mais descontraído do que uma igreja ou um salão fechado.

Nessas situações, você ainda pode combinar o modelo do vestido com o estilo da decoração. Seja ela rústica, clássica, boho ou vintage, com certeza haverá um modelo perfeito. Se quiser dar um ar clássico, por exemplo, não abra mão das rendas e combine com acessórios como um brinco ou colar de pérolas.

4. Casamento no verão

Como todas já sabemos, o verão é a época mais quente do ano e ninguém merece passar a festa inteira suando por baixo de diversas camadas de pano. Por isso, se você vai casar entre os meses de dezembro e março, nossa dica é dar prioridade para o seu conforto e optar por um vestido curto, que é mais leve.

Não se preocupe se seu sonho era usar um vestido imponente: os modelos curtos também podem ser muito sofisticados se você investir em rendas e brilho (mais indicados para casamentos noturnos).

Além disso, os acessórios, a maquiagem e o penteado serão grandes aliados nesse sentido. Dessa forma, não se esqueça de compor o vestido com joias e sapatos elegantes.

5. Mini wedding

O mini wedding é um modelo de cerimônia que está ganhando muita evidência nos últimos tempos. Ele é um estilo que envolve até no máximo 100 convidados, que são geralmente os familiares e amigos mais próximos dos noivos. Dessa maneira, ele proporciona um ambiente mais intimista.

Como o mini wedding costuma ser realizado em espaços pequenos e com uma decoração mais simples, o vestido curto é indicado para essa ocasião. Assim como no casamento ao ar livre, você pode combinar sua roupa com a decoração do local.

 

6. Cerimônias informais

Como já foi dito, cada vez mais os casais jovens e modernos optam por realizar um casamento civil, sem o aspecto religioso. Isso dá ampla liberdade para usar a criatividade e fazer a festa da maneira que desejarem.

Alguns noivos escolhem, por exemplo, organizar uma festa informal em casa para celebrar esse novo momento da vida a dois. Outras opções que estão sendo muito exploradas são festas em restaurantes ou até mesmo em baladas.

Se você se identificou com esse tipo de cerimônia, o vestido curto pode ser perfeito para você, pois ele pode ser mais informal e transmitir mais atitude do que um modelo clássico.

7. Segundo vestido de noiva

Além de todas as opções já faladas, o vestido curto também pode ser usado como segundo look da festa. Você pode escolher, inclusive, um vestido longo com saia móvel, o que dá a liberdade de usá-lo como curto posteriormente.

 

Essa opção é ideal para as noivas que não abrem mão de um vestido tradicional durante a cerimônia, mas querem se sentir confortáveis durante a festa para aproveitá-la da melhor maneira possível. No fim das contas, devemos concordar que é muito mais fácil dançar e circular pelo salão com as pernas livres, não é mesmo?

Se você está organizando seu casamento e quer receber mais dicas sobre vestido de noiva e outros temas, não deixe de assinar nossa newsletter para receber conteúdos como esse diretamente no seu e-mail!

Guia completo de vestidos de noiva

Deixe um comentário