Veja as melhores curiosidades sobre a cerimônia de casamento

 O casamento é um momento único para o casal, que, muitas vezes, dedica meses e até anos com preparativos, planejando cada detalhe e seguindo as tradições para o grande dia.

Mas você já parou para pensar de onde vêm todos os rituais seguidos nas festas de casamento? Os votos, o buquê da noiva, a chuva de arroz, entre muitos outros, são simbolismos presentes no dia da união do casal, e cada um tem uma história e uma origem cultural diferente.

Quer saber mais sobre essas tradições? Veja a seguir algumas curiosidades interessantes sobre as festas de casamento!

Chuva de arroz

Surgida na China, acredita-se que há mais de quatro mil anos, o costume consiste em jogar arroz nos noivos ao saírem da cerimônia. Segundo a tradição, o arroz representa fertilidade e, assim, é o desejo de fartura aos noivos.

Véu da noiva

O véu representa proteção à noiva contra mau olhado das moças solteiras e à cobiça dos homens. Seu registro mais antigo está representado na bíblia, e também foi muito usado na Grécia antiga.

Para os árabes, o véu, ou hijab, significa “o que separa as duas coisas”, simbolizando a separação da vida de solteira e de casada da noiva.

“Something old, something new, something borrowed and something blue”

Essa tradição é seguida à risca principalmente nos países do hemisfério norte. Segundo ela, a noiva deve usar quatro elementos na hora de cerimônia, sendo eles “algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul”.

O antigo significa o laço com a família e uma ligação com seu passado, que pode ser um terço, um broche, uma joia ou um véu, por exemplo.

Já o objeto novo representa o futuro com esperança para esta nova etapa da vida da noiva, e pode ser qualquer coisa, como sapatos ou brincos.

Algo emprestado simboliza que a noiva sempre poderá contar com seus familiares ou amigos, podendo ser um objeto arranjado por qualquer membro da família ou por pessoas próximas.

Something blue, ou algo azul, é a representação da pureza do amor e fidelidade ao futuro marido. Pode ser um acessório usado pela noiva, como uma joia e sapatos ou, então, as flores do buquê, uma fitinha azul amarrada internamente no vestido, a lingerie ou até mesmo a sola do sapato.

Noivo só pode ver a noiva na hora do casamento

Entre mitos e verdades, esse quesito fica a critério dos noivos. É um dos rituais mais antigos, e, segundo ele, ver a noiva pronta antes da cerimônia pode atrair má sorte. Além disso, todos os convidados amam ver a reação do noivo ao ver sua amada vindo em sua direção. É muito emocionante!

Porém, há quem não siga essa tradição, e prefira fazer uma sessão de fotos antes da festa de casamento, por exemplo, para captar retratos mais espontâneos e emocionantes. Vai da sua preferência.

Votos personalizados

São muito mais emocionantes, não acham? Nós todos conhecemos os votos tradicionais, ditos pelo celebrante (padres, pastores , juízes etc.) e repetidos pelos noivos: “…na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe”. São palavras lindas, mas convenhamos que poder fazer o próprio discurso sobre seu parceiro é muito mais emocionante.

Assim, você pode demonstrar a ele ou a ela o tamanho do seu amor e mostrar para todos como serão felizes juntos. Cada casal tem sua própria história, então por que não ter seu próprio voto?

Jogar o buquê

Outro rito muito conhecido, principalmente pelas solteiras, é este. Segundo a tradição antiga, a noiva percorria o caminho até a igreja e ia recolhendo as flores, ervas e temperos que ganhava no percurso.

Enquanto as ervas e temperos espantavam os maus espíritos, as flores representavam a natureza e a fertilidade.

Depois, no século XIV, nasceu o hábito de arremessar o buquê às convidadas, para retribuir e compartilhar a sorte desejada aos noivos. O arranjo é disputado pelas solteiras, pois, segundo a tradição, quem pegá-lo será a próxima a se casar.

Vestido branco

O traje usado pela noiva sempre foi pauta de boas discussões. Na Renascença, por exemplo, era comum usar um vestido preto. Porém, há muitas (e diferentes) histórias de como teria surgido a cor branca no vestido de noiva.

Por muito tempo, o branco foi considerado “puro”, portanto, apenas moças virgens poderiam casar usando esta cor, sendo proibido às demais mulheres vesti-la.

Hoje em dia, apesar de não ser obrigatório, qualquer pessoa pode usar vestindo branco em sua festa de casamento.

Nome das solteiras na barra do vestido

Esse ritual é bem brasileiro, vindo direto da Bahia, e consiste em escrever (ou pregar) o nome das amigas solteiras na barra do vestido da noiva. Pela tradição, isso traz sorte às amigas que também desejam se casar!

Bolo de casamento

Em qualquer boa festa não pode faltar um delicioso bolo, não é? Mas nem sempre foi “cortar e comer” que funcionou essa tradição.

No período romano, o costume era quebrar um pão doce por cima da cabeça dos noivos, desejando-lhes sorte, pois o trigo é símbolo da prosperidade e seria um talismã para o casal, e quanto mais farelos caíssem, mais fertilidade eles teriam.

Lua de mel

Já está pensando qual o destino do casal para passar sua lua de mel? Pois saiba que esse costume era bem diferente quando foi criado.

Essa expressão ficou conhecida graças ao povo germânico que se casava na lua nova, e, além disso, durante a cerimônia de casamento, os noivos deviam beber uma mistura de água e mel que trazia sorte.

Outra história conhecida foi em Roma, onde o costume era pingar gotas de mel na entrada da casa dos noivos para lhes trazer uma vida doce.

Os rituais de casamento são as melhores coisas de serem planejadas e que a maioria das mulheres espera para fazer em seu grande dia e é sempre melhor entender cada tradição para saber o que elas significam.

Ao contrário do que dizem, não é dever do noivo bancar a lua de mel, enquanto a noiva patrocina a festa. Lembre-se de que a festa é de ambos, que devem fazer seus compromissos e seu planejamento financeiro!

Planeje sua festa de casamento para garantir que você consiga executar todas as tradições que desejar, e acredite, elas só trarão o melhor para sua vida!

 Gostou do nosso post? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais novidades sobre o mundo de sonhos dos casamentos!

The post Veja as melhores curiosidades sobre a cerimônia de casamento appeared first on Blog Feira da Noiva.

Source: Blog Feira da noiva

Deixe um comentário