Shabby chic: tendência de decoração de casamento

O estilo shabby chic é mais uma opção para os noivos que desejam fazer um casamento romântico e cheio de personalidade. O nome significa, em tradução literal, “chique e esfarrapado”, e faz menção a uma das principais características dessa forma de decoração: a utilização de itens antigos e gastos, mas com um toque de elegância.

Essa opção inovadora surge como uma ideia especial de decoração para os noivos que gostam de casamentos rústicos, mas sentem falta de um ar de sofisticação. Além disso, o uso de objetos vintage possibilita deixar o visual da festa com aspecto mais caseiro, o que, com certeza, vai emocionar seus convidados.

Quer saber mais sobre a decoração shabby chic? Descubra nos próximos tópicos!

O que é?

Para fazer uma decoração shabby chic, os noivos e o decorador terão que procurar peças bastante especiais, que misturem elementos com aspecto de antiguidade. Móveis de madeira de demolição ou metal, gaiolas, molduras e candelabros costumam fazer parte de cenários nesse estilo.

Contudo, isso não significa que toda a ambientação precisa ser feita com objetos vintage: também é possível usar peças novas que tenham esse apelo mais afetivo, como toalhas de renda, desde que elas não destoem muito das outras peças.

Como fazer um casamento nesse estilo?

Para começar a se inspirar em uma decoração de casamento com o estilo shabby chic, você deve buscar por objetos que pareçam ter saído de uma linda casa abandonada. Móveis e demais itens no estilo provençal costumam combinar maravilhosamente com essa decoração, desde que não aparentem ser novos.

Um ponto bastante importante é utilizar louças que aparentem ser de família — talheres em prataria trabalhada, mesmo quando pertencentes à diferentes jogos, dão um charme a mais ao momento das refeições.

 

Utilize esse mesmo critério para a louça, que pode entrar até mesmo como item de decoração: imagine um pequeno arranjo de flores em uma xícara vintage? Esse tipo de mimo deixa qualquer mesa charmosa e receptiva.

Para as refeições, prefira louças com desenhos em flores ou aparência toscana e provençal. As taças podem ter detalhes dourados — tendência forte décadas atrás, mas não tão presente nos casamentos atuais — ou serem sextavadas. O resultado ficará encantador!

Porque essa tendência chegou para ficar?

Os fornecedores de festas de casamento estão se profissionalizando cada vez mais, e oferecendo serviços incríveis. Além dos estilos de decoração mais tradicionais, como clássico, provençal e romântico, há uma demanda crescente por estilos diferenciados, afinal, cada noiva e noivo desejam colocar um pouco da sua personalidade na festa.

Com isso, surgiram tipos de decoração mais modernos e variados, como o rústico, o minimalista e o shabby chic, que seguem uma linha mais acolhedora e intimista.

Por dar muito espaço para os noivos personalizarem a própria festa — utilizando itens de decoração da casa de seus pais e louças que estão há muitos anos na família, por exemplo — esse estilo tende a conquistar cada vez mais adeptos. O shabby chic tem tudo para tornar o grande dia inesquecível e perfeito, como os noivos sonham.

Quais são as vantagens de um casamento shabby chic?

Já falamos sobre um dos principais benefícios de uma decoração de casamentos nesse estilo no tópico anterior, que é a possibilidade de utilizar objetos próprios para tornar sua festa mais bonita. Porém, o shabby chic tem algumas outras qualidades que podem agradar noivas e noivos:

  • Ideal para festas diurnas: algumas noivas podem confundir a decoração boho chic (ou rústica) com o shabby chic, mas um dos pontos mais importantes de diferenciação entre eles é que a shabby puxa para cores claras e iluminação natural, o que a torna um estilo de decoração ideal para festas durante o dia. No entanto, isso não quer dizer que não possa ser utilizada durante a noite — fica a critério dos noivos.
  • Decoração mais limpa: como quase todos os objetos utilizados em um casamento shabby chic são impactantes, o ideal é utilizar menos peças para não deixar o visual da festa muito carregado. Sendo assim, você pode utilizar vasos de ferro, de barro, ou o que desejar na sua festa, desde que mantenha aquela aparência de chá da tarde em família, sem excessos.
  • Economia com flores: é possível perceber que a decoração shabby chic dá importância para os os objetos, sendo assim, as flores entram apenas como ferramentas para complementar sua beleza. Isso significa que será usada uma quantidade menor na decoração, sendo que um arranjo médio por mesa é suficiente para produzir o visual desejado.

O que esse estilo agrega à decoração?

Um dos pontos altos do shabby chic é que ele possibilita utilizar objetos pouco comuns na decoração de um casamento. Malas, máquinas de escrever, vitrolas, gaiolas, candelabros, bandejas e até mesmo bicicletas antigas são muito bem-vindas para dar um toque de charme ao local da festa.

Outra possibilidade que pode agradar muitos noivos é que o estilo mais esfarrapado abre possibilidade para inúmeros DYI, com o reaproveitamento de móveis de madeira de demolição, carretéis de madeira e até mesmo pallets na decoração. Garrafas de vidro e vasos antigos como centro de mesa também são uma aposta certeira!

Além disso, um convite no estilo shabby chic também vai deixar seus convidados vidrados esperando pelo grande dia. A utilização da mistura de papéis rústicos com crochê, renda e macramê, com certeza, vai sair do tradicional e surpreender. Se os noivos quiserem, podem até utilizar algum processo envelhecimento para reforçar ainda mais esse traço da decoração nos convites. Vai ser o maior sucesso!

Escolher a decoração de um casamento é um momento difícil, pois os objetos que fazem parte da festa precisam revelar a personalidade dos noivos. Por isso, a decoração shabby chic tem se destacado — ela não só mostra esses traços mais românticos e caseiros, como também pode trazer a história de toda uma família nos pequenos detalhes.

Se você e seu noivo procuram um estilo de decoração para um casamento bonito, chique e intimista, parece que encontraram o ideal, afinal a riqueza do shabby chic conquistará a todos os seus convidados e tornará seu casamento inesquecível!

Quer ficar por dentro de mais dicas de decoração e outros itens indispensáveis para uma festa de casamento dos sonhos?
Baixe agora nosso GUIA completo: Como escolher a decoração do casamento dos seus sonhos! É só clicar na imagem abaixo.

 

The post Shabby chic: tendência de decoração de casamento appeared first on Blog Feira da Noiva.

Source: Blog Feira da noiva

Deixe um comentário