SAIBA COMO ESCOLHER O VESTIDO PERFEITO PARA AS MADRINHAS!

O seu casamento tem tudo para ser um dia inesquecível, não é mesmo? São meses de preparativos para o evento ficar perfeito. É claro que você sabe que a decisão do seu vestido de noiva é super importante e difícil. Para completar, ainda há a seleção do vestido para madrinhas, que podem ajudar a deixar seu casamento ainda mais especial.

Mas sem crise! Para isso, separamos algumas dicas que vão ajudar na árdua tarefa de escolher os vestidos das sortudas que vão te acompanhar no altar!

1. Considere uma paleta de cores

Com certeza, você já ouviu que a regra número 1 para madrinhas é que elas não podem usar branco, uma vez que essa é a cor da noiva. Provavelmente, a regra número 2 é não usar preto, por representar o luto e o azar. Muitas noivas acreditam fielmente nessas superstições, mas, caso você não as leve tão a sério, pode fazer diferente e montar uma temática preto e branco. Nada é tão rígido que você não possa inovar!

Além disso, uma tendência norte-americana que vem ganhando força é a das madrinhas estarem vestidas de forma semelhante. A decisão pode ser por um modelo ou cor para todas. Definir somente um vestido pode ser difícil e deixar algumas mulheres constrangidas, considerando as diversas silhuetas do corpo brasileiro. Dificilmente a mesma peça vai cair bem em todas.

Assim, a seleção de um tom alinhado ao seu significado, ao tema e à decoração da cerimônia pode ficar linda e garantir boas energias para seu casamento.

2. Entre em detalhes na escolha do vestido para madrinhas

Se a escolha do vestido for individual, como é feito na maioria dos casamentos, você pode ajudar muito ao conversar com as selecionadas sobre o que vestir. A conversa deve ser sobre como será a cerimônia nos aspectos já planejados, como o tema, a decoração, o local e tudo o mais que você decidiu.

Assim, vocês podem entrar em acordo sobre algum modelo específico, cor e estilo a ser seguido. Sem dúvidas, as madrinhas vão ajudar na hora de opinar sobre seu vestido. Então, por que não ajudar elas também e deixar seu casamento ainda mais perfeito?

3. Tenha em mente a ocasião

Para as cerimônias diurnas, tons alegres e pastéis formam uma sintonia perfeita. Você só precisa combiná-los com o clima que deseja. Caso seja mais romântico, as tonalidades clarinhas tornam tudo mais delicado. Já se você é mais calorosa, as cores abertas vão combinar bastante com sua festa.

Em casamentos noturnos, tons fechados, como vinho, verde esmeralda e azul marinho, entram com tudo. Não significa que de noite só tons escuros devem ser usados, os claros também caem bem, mas, durante o dia, eles podem causar bastante desconforto. Além disso, brilhos e pedrarias são complementos ideais para iluminar a noite.

Dia:

Noite

 

Você também deve considerar onde será o evento. Cerimônias em praias exigem tecidos mais leves e fluidos, incluindo até mesmo algumas estampas, como florais. Já em salões, looks fechados e impactantes caem melhor.

4. Pense além dos vestidos longos

É muito comum achar que o dress code das madrinhas se limita apenas aos longos, porém isso não é verdade. Peças mais curtas podem ficar ótimas e muito mais confortáveis para as escolhidas, considerando o quanto nosso país é quente.

Vestidos longuetes e mullets ficam extremamente charmosos, só evite os cocktail dresses, que são muito curtos para uma cerimônia religiosa. O comprimento mínimo é levemente acima do joelho.

5. Aposte em modelos românticos

Outras peças que combinam bastante com o clima romântico dos casamentos são os vestidos sereia, que são rentes ao corpo e abrem no final de modo ousado e elegante. Para as mais meigas, os peplum também apostam em babados, mas localizados na cintura, causando um efeito super delicado e discreto.

Independente do modelo, rendas e tons pastéis deixam qualquer look mais suave e com uma sensação doce.

6. Evite caudas, aposte em decotes e fendas

As caudas criam um efeito dramático e ousado, que chama bastante atenção, porém elas já são assinatura dos vestidos de noiva. Evite-as, porém, se for usar, devem ser discretas. Para ousar sem a cauda, você pode optar por peças decotadas e com fendas. Como a ocasião é uma cerimônia religiosa, esses cortes devem ser usados com moderação.

Os decotes nas costas podem ser a melhor solução, por serem mais sutis e elegantes. Já para as fendas, o corte não pode ser longo demais, ficando melhor localizado no centro da parte frontal.

7. Leve em conta suas madrinhas plus size

Como falamos lá em cima, a escolha de um modelo único para todas as madrinhas pode não ser o ideal. Caso tenha alguma madrinha plus size, você pode ajudá-la a escolher modelos específicos que ficam melhores no corpo.

Para as mais cheinhas, uma ótima dica é optar por vestidos acinturados que ajudam no molde da silhueta. Alças largas também são recomendadas para dar um suporte maior para o busto e deixá-lo com uma aparência ótima.

8. Não se esqueça dos acessórios

Os acessórios são os detalhes finais que criam todo o aspecto singular de um look. Eles são essenciais para produções de festa também.

Por ser uma ocasião especial, as joias em metais brilhantes e com algumas pedras finas, como pérolas e brilhantes, são recomendadas. Podem ser usadas tanto peças chamativas quanto outras que apostem em detalhes mais delicados. Só é necessário que a composição fique equilibrada.

Outra opção é criar contrastes entre os vestidos, as bolsas e os sapatos. As clutches e saltos podem vir em materiais brilhantes, com aplicações de pedras e bordados, ou texturas inusitadas. O ideal é que elas acompanhem a tonalidade do vestido, por isso lembre-se da classificação entre tons quentes e frios – mais avermelhados e azulados, especificamente.

O importante é que os vestidos das madrinhas sejam maravilhosos e tenham destaque, só deixando mesmo que a noiva brilhe mais. Para conseguir um visual perfeito, devem ser utilizados tecidos de boa qualidade e um vestido de bom caimento, com cortes e costuras muito bem feitos.

Mesmo que você não escolha um modelo específico para todas, ajude-as na decisão. Sua participação vai garantir que o casamento seja ainda mais bonito.

Agora, você já sabe como o vestido para madrinhas também é importante e pode dar uma mão a elas com essas dicas. Se você tem alguma sugestão de look ou dúvidas, é só deixar um comentário!

Guia completo de vestidos de noiva

Deixe um comentário