4 dicas de um bom planejamento financeiro para casamento

Depois de aceitar o pedido, começa a deliciosa fase de preparativos para que o casamento dos sonhos se torne realidade! Porém, é importante que os noivos mantenham um pouco os pés no chão e façam um bom planejamento financeiro para casamento, assim é possível evitar frustrações. 

Um casamento envolve muitas despesas, especialmente se o casal anseia por uma festa de arromba! Entretanto, tudo é possível, basta colocar todos os gastos na ponta do lápis e pesquisar para conseguir colocar os desejos em prática.

No post de hoje, você confere 4 dicas certeiras para se planejar financeiramente e, assim, conseguir se casar do jeito que você sempre quis! Acompanhe! 

1. Defina o orçamento e o tamanho do seu evento 

Começando pelo básico, antes de traçar um plano para economizar dinheiro, o casal precisa determinar os elementos básicos de seu casamento. Ou seja, essa é a hora de definir — mesmo que provisoriamente: 

  • o número aproximado de convidados;
  • o local (para a cerimônia e a recepção);
  • se o casamento será grande ou mais intimista; 
  • o tipo de comida que gostariam de servir;
  • se o vestido será comprado ou alugado.

Faça um checklist com os pontos primordiais e as escolhas do casal. Nesse momento, é essencial ser honesto e objetivo para estipular um orçamento que seja compatível com a realidade do noivos e que não vá colocá-los em maus lençóis. 

2. Estabeleça prioridades 

Entre tantos serviços que serão contratados para o casamento, sempre existem prioridades. Algumas mulheres sonham desde sempre com seu vestido de noiva, por isso, preferem economizar em algum outro ponto e comprar uma peça incrível. Por outro lado, um casal gourmet pode querer que a comida servida em seu casamento seja impecável. 

As possibilidades são muitas e não existe certo ou errado: o planejamento financeiro será guiado pelas escolhas prioritárias dos noivos. Por isso, dividir o orçamento em porcentagens é uma boa ideia. Assim, ambos podem decidir quanto preferem aplicar em cada item de seu casamento.

Por exemplo, pensando no orçamento total (100%), os noivos podem fixar:

  • 25% para a decoração,
  • 20% para o buffet,
  • 10% para fotos e filmagem e assim por diante.

Além de ajudar na organização, essa estratégia ainda auxilia o casal a equilibrar os investimentos e a não ultrapassar os valores predeterminados. Isso evita que se gaste muito mais do que o planejado.

3. Faça pesquisas de fornecedores

Quando o assunto é planejamento financeiro para casamento, cotar preços com fornecedores é a melhor maneira de comparar valores e ver, na prática, quais são os melhores serviços para a realidade do casal. 

Nesse ponto, agora que você já sabe seu orçamento e o que deseja contratar, pesquise referências, faça uma triagem e solicite os preços das empresas que vocês mais gostaram. Assim, você vai saber qual é a média de valores para cada serviço. 

4. Acompanhe os gastos com uma planilha

Uma vez contratados os fornecedores, monte um fluxo de caixa e acompanhe essa movimentação com uma planilha. Muitas empresas trabalham com pagamentos adiantados, portanto, é crucial se organizar para poder quitá-los.

Pagamentos à vista são muito bem-vindos, já que você pode conseguir um bom desconto ao realizá-los. Por isso, os noivos devem se planejar para que não falte dinheiro caso tenham que pagar vários fornecedores em um mesmo mês. 

O planejamento financeiro para casamento é o segredo para fazer seu sonho acontecer. Por isso, aposte em nossas 4 dicas, se organize de forma inteligente e fique tranquila durante os preparativos. Isso evitará muitas dores de cabeça!

Gosto do nosso post sobre planejamento financeiro para casamento? Então, saiba agora como manter a serenidade com 8 dicas para evitar o estresse durante os preparativos!

Deixe um comentário