Organização do casamento: 7 dicas para envolver mais o seu noivo

O casamento é um grande marco para o casal, já que a partir daí se inicia uma nova fase na vida de ambos. Apesar de as mudanças serem para os dois, em grande parte dos casos a noiva acaba se envolvendo mais nos preparativos do grande dia, mas é sempre bom lembrar de que é preciso envolver o noivo nos detalhes da organização do casamento, certo?

Se você vai se casar e quer que seu noivo esteja mais presente nos preparativos, continue a leitura deste artigo. Hoje, vamos dar algumas dicas incríveis para que você consiga envolver mais seu parceiro no planejamento, para que o casal continue em sintonia nos meses que antecedem a festa. Acompanhe!

1. Pergunte se ele está à vontade na organização do casamento

Incluir o noivo nos preparativos do casamento de vocês não significa começar a falar sobre a festa e a celebração e exigir que ele entenda de tudo na mesma velocidade que você. Não se esqueça de que, normalmente, a mulher já está mais familiarizada com esse universo e o noivo pode não ser tão rápido em tomar algumas decisões.

Por isso, antes de começar os preparativos, chame-o para uma conversa, pergunte se existe algo que ele não faça questão de decidir e pergunte qual a fase dos preparativos que ele mais gosta. Assim, fica mais fácil incluí-lo e animá-lo para participar do planejamento.

2. Inclua-o nas reuniões com fornecedores

É essencial que a festa de casamento tenha a personalidade do casal. Para isso, ambos devem cuidar, dar opinião e avaliar tudo o que diz respeito aos preparativos da festa, pelo menos o que estiver mais evidente na celebração, com música, buffet e decoração.

Leve seu parceiro nas reuniões com seus fornecedores. Façam provas de comida e doces juntos, conversem sobre a contratação do DJ ou de uma banda e decidam cores e elementos da decoração juntos. Dessa maneira, conseguirão produzir uma festa que tenha a cara de vocês.

3. Organizem e planejem os gastos juntos

É comum que alguns casais não falem abertamente sobre dinheiro e sobre o orçamento que têm para fazer uma festa de casamento. Porém, essa conversa é necessária para, inclusive, evitar desentendimentos futuros.

Coloquem em uma planilha quais são os gastos que vocês terão com a festa e tentem incluir todos os detalhes, para chegar ao valor mais próximo possível da realidade. Depois, façam as contas e decidam, juntos, qual o valor total que vocês podem pagar pela festa. Considerem em parceria a opção de parcelar alguns serviços e estabeleçam um teto para cada um deles.

4. Conversem muito sobre cada detalhe

Assim como a conversa sobre o quanto é possível investir na festa de casamento, outros detalhes do casamento também devem ser debatidos. Não deixe de dividir com seu noivo nenhuma decisão que você tenha tomado, já que o outro sempre pode ter algo a acrescentar ou até a argumentar sobre o assunto.

Deixe a cumplicidade que há entre vocês agir nesse momento. É preciso dividir informações, escutar a opinião do outro e entender que, às vezes, vocês vão discordar. Nesse momento, é importante saber ouvir e até ceder em alguns pontos. Não se esqueça de que esta é uma fase de preparação para um dos momentos mais felizes da sua vida e que discussão e desentendimentos não devem ter espaço.

5. Tome cuidado com o estresse

Como você viu no tópico acima, a conversa é um dos segredos para evitar a discussão, que pode ser frequente durante os preparativos do casamento se cada um for falar o que pensa a todo o momento.

Alguns imprevistos podem acontecer durante a organização do seu casamento. Isso pode desencadear um desequilíbrio emocional que leva ao estresse. Nessas horas, respire fundo e tome cuidado para não descontar a raiva no parceiro. Lembre-se de que ele é seu companheiro e está ali para ajudar.

Ficar estressada e descontar no companheiro só vai fazer com que ele se afaste mais da organização da festa e pode até se sentir um pouco excluído dos seus planos para a celebração.

6. Pergunte sobre roupa dele

Normalmente, o vestido de noiva é o ápice da festa. Dentre tantas marcas, tipos e até variação de tons, todos os convidados perguntam e ficam esperando o momento em que o modelo escolhido pela noiva vai despontar.

Porém, a noiva não é a única personagem importante no casamento, certo? O terno do noivo também merece atenção, por isso, é importante ajudá-lo a escolher o modelo que ele vai usar no grande dia, perguntar o que ele prefere, cores, gravata e sapato.

Você também pode definir junto ao seu parceiro sobre as cores dos vestidos das madrinhas e o terno dos padrinhos, orientando-o para o tipo de camisa ou gravata que vocês querem.

7. Dê a ele algumas responsabilidades

Você se lembra de como é importante perguntar ao seu noivo sobre as partes da organização do casamento de que ele mais gosta? Pois bem, chegou a hora de dividir algumas responsabilidades com ele. Para deixar essa tarefa mais leve para ambos, procure fazer essa divisão de maneira que cada um esteja responsável pelas tarefas que mais se identificam.

Por exemplo, deixe a cargo dele buscar os docinhos ou os bem-casados na véspera do casamento, já que a noiva normalmente tem um ritual de preparação que exige mais tempo. A responsabilidade de providenciar algumas bandas ou DJs para a festa pode ser dele, enquanto você cuida dos detalhes da decoração ou do bolo.

A organização do casamento é um momento único e, por isso, deve fazer parte da vida do casal, que deve dividir as responsabilidades para não sobrecarregar nenhum dos dois. Quando feito pelo casal, o planejamento da cerimônia também favorece para a construção de mais cumplicidade, amor e união entre ambos. Afinal, os preparativos desse dia tão especial servem para isso, certo?

E então? Pronta para dividir os preparativos do grande dia com seu noivo? Compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude suas amigas noivas a envolver mais seus parceiros na organização da festa!

Deixe um comentário