NOIVAS ANSIOSAS: COMO ME ACALMAR ENQUANTO ORGANIZO O CASAMENTO?

Casamento é uma palavra que traz um mix de sentimentos que vão desde uma felicidade nunca antes sentida até uma preocupação diária com os detalhes da celebração. Fechar contratos, escolher o vestido, a decoração, o salão, a banda, fazer a lista da festa, conferir o cardápio e outras responsabilidades podem deixar as noivas ansiosas demais, o que pode interferir negativamente nessa fase tão especial que é a organização do casamento.

A ansiedade pode resultar em desentendimentos com as pessoas da família e até com o cônjuge, o que não é legal, já que vocês estão organizando uma festa para celebrar essa união, certo?

Para ajudar você a não se estressar e a diminuir a ansiedade nos meses que antecedem o grande dia, vamos listar algumas dicas especiais que vão te ajudar a manter a calma e organizar tudo com perfeição. Acompanhe!

1. Organize-se

O primeiro passo para não ser uma noiva tão ansiosa é se organizar. Planejando tudo e vendo as coisas com antecedência, há tempo para solucionar problemas que porventura apareçam no caminho, sem que isso interfira no andamento da festa.

Faça uma programação de quantos meses antes você pode começar a pesquisar e a fechar os serviços para a festa e a celebração e siga o seu cronograma.

2. Entenda se alguma não for como você imagina

Se você sonha em fechar um salão para o seu casamento, mas quando entra nele não é aquilo que esperava ou ele simplesmente não está disponível para o dia da sua festa, não fique frustrada.

Hoje em dia existem inúmeras opções de fornecedores e serviços: tenha em mente que se não der certo com um, certamente você encontrará outro que atenderá suas necessidades e preferências.

3. Imagine o grande dia

Uma festa de casamento é sinônimo de diversão para todos, especialmente para os noivos. Então, não faz sentido que a organização dessa cerimônia tão linda seja motivo de briga, estresse e cansaço extremo.

Para manter o foco sem perder a paciência, imagine-se no grande dia, com tudo o que você sonhou. Seu vestido, a decoração, o noivo e os convidados. Manter essa visão em seus pensamentos te dará a energia necessária que precisa para continuar firme na organização!

4. Confie mais nas pessoas

Tudo bem que você precisa estar à frente de tudo, mas delegar algumas funções para algumas madrinhas e familiares pode ajudar você a não enlouquecer.

Uma festa de casamento tem inúmeros detalhes e confiar nas pessoas mais próximas a você e nos seus fornecedores é o único caminho. Já que você vai ter que dividir algumas responsabilidades, que seja com pessoas e empresas em que você confia.

5. Tire dias de folga da organização do casamento

Que tal combinar um dia para passear no shopping com sua melhor amiga, ou pegar um cinema e tomar um café com seu noivo? Quando sentir que o estresse está chegando, tire um dia de folga e não pense no casamento.

Se distraia e viva o agora: foque no seu trabalho, no seu relacionamento, faça atividade física e se alimente bem — mas se sentir que precisa de um chocolate para ficar mais tranquila, não sinta culpa em sair da dieta!

6. Troque pensamentos negativos por positivos

Toda vez que aquele pensamento de “nada vai dar certo” chegar em sua mente, substitua-o por: “meu casamento será incrível” — e assim faça com qualquer ideia negativa que apareça em sua mente.

Enquanto estamos organizando, escolhendo e solucionando problemas, é normal que tenhamos algumas crises. Esses momentos podem resultar em estresse e, se você alimentar esse tipo de pensamento, só vai conseguir piorar a situação e não encontrar uma saída para solucionar o problema.

A ideia é pensar sempre positivo e não deixar que a negatividade e tampouco a opinião das pessoas atrapalhe seus planos para o grande dia.

7. Procure tratamentos

Se você tem alguma tendência a depressão, estafa ou estresse, é importante se prevenir com armas profissionais e poderosas. Quando começar a organização do seu casamento, procure um profissional que pode ajudar você a desviar desses sentimentos ruins. Pode ser um psiquiatra, um psicólogo ou uma massagista: o importante é que tratamento seja eficaz para você.

Algumas práticas também podem te ajudar a melhorar o foco e a concentração, impedindo que ansiedade te domine. A ioga e a meditação são duas práticas milenares que não têm nenhuma contraindicação e ajudam você a se centrar, definir suas prioridades e focar nelas até o fim.

8. Faça uma coisa de cada vez

Não adianta querer resolver tudo em um dia, nem em uma semana e nem em um mês. Para ficar longe da ansiedade durante a preparação para o casamento, é preciso dar atenção a uma coisa de cada vez.

Reserve um dia para fazer a degustação do buffet e separe um momento para pensar nos prós e contras de cada serviço experimentado. Faça dessa maneira com todos os serviços: tenha calma e avalie um serviço por vez.

9. Faça listas

Fazer listas de afazeres pode te ajudar na organização e também pode ser uma verdadeira terapia quando você risca cada item que já foi feito. Coloque tudo em ordem de prioridade e vá riscando o que você já viu e o que já decidiu.

10. Curta o momento

Certas burocracias e deveres da noiva podem tirar você do foco do mais importante: você vai se casar! Portanto, cada escolha, cada degustação e cada detalhe que for organizado não pode ser visto como uma obrigação, mas sim como um afazer que trará frutos lindos no dia da festa. A dica é sempre encarar as responsabilidades com orgulho de todas as suas escolhas.

As dicas apresentadas prometem acalmar os corações das noivas ansiosas e trazer um pouco de equilíbrio para os meses que antecedem o casamento. O grande segredo é a organização e o foco no dia especial, que precisa, sim, de inúmeros detalhes, mas que não impede de que tudo seja aproveitado ao máximo, sem que o grande dia seja motivo de estresse.

E então? Apostamos que você já ficou mais calma lendo essa lista, certo? E ainda não acabou! Baixe nosso e-book para saber como fazer um checklist do seu casamento e comece a se organizar agora!

Deixe um comentário