DAMINHAS E PAJENS: SAIBA COMO PREPARÁ-LOS PARA UM SHOW DE FOFURA

Quando o casamento está chegando, o coração da noiva vai a mil! São tantos detalhes para pensar, como quem serão as madrinhas, as flores para a decoração e o modelo do vestido de noiva, que algumas coisas podem passar despercebidas, como a escolha de daminhas e pajens.

A entrada das crianças é um momento importante da celebração e é a hora que os convidados ficam encantados com a fofura dos escolhidos. Afinal, não é todo dia que temos a oportunidade de ver os pequenos vestindo roupas de gala e agindo tão comportados (ou não).

Por isso, a escolha das crianças envolvidas deve ir além do afeto que os noivos sentem, e considerar se elas estão preparadas para essa grande responsabilidade.

Se você já tem algumas crianças em mente, descubra a seguir como garantir que tudo dê certo com os pequenos no grande dia!

Dê preferência para crianças não muito novas

É impossível não morrer de amores ao ver uma daminha ou pajem bem pequenininhos. Porém, crianças muito novas têm mais dificuldade em assumir essa função, pois podem ficar nervosas, chorar ou até mesmo não seguir as regras da cerimônia.

O ideal é que os escolhidos tenham entre 5 e 10 anos, que é uma idade em que já são capazes de entender o que estão fazendo e a importância de se comportarem bem. Nessa idade, também é mais fácil explicar o que eles vão fazer na igreja, e os riscos de manhas e choros são menores.

Em geral, crianças menos tímidas se dão melhor com a tarefa, mas isso não deve impedir que você convide quem desejar. Se estiver tranquilo na hora H, o pequeno não precisa ser extrovertido para arrancar suspiros dos convidados.

Aborde da maneira correta

Um dos erros que algumas noivas cometem é deixar que a mãe da criança se anime tanto com a ideia de ver seu filha(a) vestido(a) de pajem ou daminha que se esqueça de observar se a criança está feliz com a tarefa.

Por isso, após conversar brevemente com a mãe, vale a pena investir em um convite personalizado para as crianças, nos moldes dos convites de padrinhos que têm sido muito usados ultimamente. Explique a situação para a criança e veja se ela se anima em participar da celebração. A ideia é encantá-la para conquistar sua dedicação.

Quando o casamento conta com pajens e daminhas, é indicado ter, pelo meno,s três ensaios, para evitar imprevistos e fazer com que eles se acostumem com a ideia. Os menorzinhos podem ter mais dificuldade de aprendizado, no entanto, deixar que eles ajam naturalmente pode garantir uma dose extra de fofura na sua festa.

Saiba a quantidade ideal de daminhas e pajens

Na verdade, a quantidade de crianças na celebração pode variar e depende só do desejo dos noivos. Em geral, são convidados até 8 pequenos, sendo que 1 tem a participação quase obrigatória, para levar as alianças.

Um número bastante usado nos casamentos são 4 casais. Se preferir usá-los em duplinhas, observe a estatura — deixe os menores na frente do cortejo e, se possível, tente fazer com que as alturas dos casaizinhos sejam parecidas.

Claro que nem todos poderão levar as alianças, afinal, essa função é cumprida por apenas um pajem, tradicionalmente. Porém, elas podem ficar encarregadas de levar buquês de marshmallow, flores, um terço bonito ou até mesmo uma santa de devoção do casal, se o casamento tiver cunho religioso.

Escolha com carinho as roupinhas das crianças

Na maioria das vezes, o vestido das daminhas combina com o da noiva, porém, em uma versão adaptada para a idade. Para elas, vale lembrar que não é considerado de bom tom utilizar vestidos que sejam uma miniatura dos adultos — o que deixa esse momento bonito é exatamente a doçura da infância.

Para os meninos, geralmente, usa-se ternos em miniatura, que deixam os pequenos ainda mais fofos. Mas também existem muitas outras opções hoje em dia, como gravata-borboleta, suspensório etc. Tudo depende do estilo do casamento.

Em todo caso, vale a pena descobrir se as roupas não estão apertadas ou incomodando as crianças de alguma forma — isso evita que elas fiquem irritadas no momento da cerimônia.

Peça para os pais escolherem sapatinhos confortáveis e instrua as meninas a fazerem penteados mais naturais, sem muito gel e cabelos excessivamente puxados. Lembre-se: se houver mais de um casal de pajem e daminha, eles devem usar roupas combinando, de preferência idênticas.

Organize o cortejo

Basicamente, existem três opções para o cortejo das daminhas e pajens:

  1. Daminhas e pajens entram juntos, com uma música escolhida pelos noivos, e quando elas chegarem ao altar, a noiva entra na Igreja com seu pai.
  2. Os pequenos caminham até ao altar um pouco à frente da noiva e de seu pai.
  3. A daminha carrega flores e o pajem traz as alianças somente na hora em que elas serão abençoadas.

Em geral, as duas primeiras opções são as mais utilizadas, por deixar as crianças mais à vontade e diminuir o tempo de espera para a entrada. Não se esqueça de instruir o pajem para entregar as alianças ao noivo — é ele quem vai iniciar o ritual de troca dos anéis.

Pense em maneiras de entreter e agradecer as crianças

É claro que o dia do casamento é o momento dos noivos, mas tornar essa data especial para as crianças, com certeza, ajuda a deixar tudo mais leve e divertido. Já demos a dica dos convites personalizados, mas os noivos também podem tomar atitudes no dia que vão deixar os pequenos muito felizes. Confira algumas dicas!

  • Peça ao cerimonial um treinamento no dia, com a igreja ou o local em que a cerimônia será realizada montado prontos, cerca de 1 hora antes da chegada dos convidados, para que as crianças se familiarizem com o local.
  • Instrua mamães e papais a agirem com naturalidade no dia do casamento. Pressionar demais as crianças pode deixá-las estressadas
  • Ao término da cerimônia, após receber os convidados na festa, tire um tempo para agradecer cada uma das daminhas e pajens. Diga o quanto eles deixaram sua festa mais bonita, independente de como se saíram.
  • Se o orçamento permitir, vale a pena pensar em uma lembrancinha para esse dia especial. Pode ser um porta-retrato com uma foto dos noivos e da criança ou até mesmo mimos em biscuit. Faça com que eles se lembrem desse dia com muita alegria, assim como você vai lembrar!

Com todas essas dicas incríveis, suas daminhas e pajens vão ser um show de fofura no seu casamento. Quer dicas de como planejar o resto da celebração? Faça agora mesmo o download do nosso Checklist de casamento!

Deixe um comentário