5 dicas para escolher as lembrancinhas de seu casamento

Toda noiva sonha muitas e muitas vezes com o seu grande dia, não é mesmo? É comum idealizar que tudo ocorra da forma mais perfeita possível, e isso envolve cuidar da organização e do planejamento com muito carinho — sem esquecer as lembrancinhas de casamento.

Nessa fase, muitos são os detalhes que precisam ser acompanhados de perto para que tudo seja inesquecível no momento da cerimônia. Pensando nisso, para ajudá-la em uma das suas tarefas, selecionamos 5 dicas para que você escolha agora mesmo as melhores lembrancinhas de casamento. Confira: 

1. Considere os gostos e a opinião do noivo

Tenha em mente que esse é um momento único na vida de vocês dois e que esse dia também tem grande importância para o seu noivo.

Sendo assim, procure incluí-lo em todas as decisões a serem tomadas, ou pelo menos nas mais relevantes. Converse sempre com ele para saber seus gostos e opiniões. 

Uma ideia bacana é buscar por inspirações que remetam à história de amor de vocês — algo lá do início do relacionamento, que tenha marcado e ficado para sempre na memória do casal. Abuse da criatividade e resgate um pouco desse romance na escolha das lembrancinhas.

Se vocês iam muito ao cinema, que tal oferecer pipocas em saquinhos personalizados? Essa atenção aos detalhes com certeza vai emocionar seu futuro marido. Além disso, a escolha pode vir justificada no verso do próprio saquinho, por meio de dizeres como: “noivos cinéfilos gostam de pipoca até no dia do casamento!”. 

Enfim, trata-se de uma sugestão para tornar a lembrancinha ainda mais personalizada. Todavia, cada noiva terá o seu item pessoal e intransferível, e essa é a grande proposta dessa dica.

2. Priorize as lembrancinhas de casamento úteis

É bem interessante priorizar lembrancinhas que sejam úteis e possam ser usadas mesmo depois do casamento. Já pensou em dar uma caixinha de madeira com docinhos que se transforma em um porta-joias? Um mimo que vai agradar em cheio suas convidadas!

Outra possibilidade é oferecer como lembrança garrafinhas de água tipo squeeze, o que faz mais sentido ainda se vocês forem um casal fitness. De qualquer maneira, o item será bastante útil, já que mesmo as pessoas que não fazem atividades físicas costumam ter garrafinhas como essa na mesa do escritório.

Por fim, os famosos chinelinhos para as convidadas descerem do salto nunca saem de moda e são itens que praticamente já estão incluídos em todos os casamentos.

Como você pode perceber, são muitas as variedades de lembrancinhas funcionais que podem ser escolhidas. Basta optar por aquelas que mais se identificam com o casal e com o perfil de seus convidados.

3. Harmonize as lembrancinhas com o estilo do casamento

Seja qual forem as lembrancinhas eleitas, existe um aspecto que não pode ser deixado de lado: o estilo do casamento.

Isso porque elas fazem parte de uma história que será contada nesse dia tão especial. História essa narrada por meio do estilo da decoração, do horário da cerimônia, do local definido, das músicas que serão tocadas e até mesmo do cardápio que será servido.

Dessa forma, deve existir uma harmonia perfeita entre todos esses elementos, de modo em que a personalidade e estilo dos noivos sejam retratados de forma fiel.

Para exemplificar, considere que lembranças muito sofisticadas — como velas importadas ou pingentes de ouro — não estarão integradas com casamentos no campo ou que ocorram em lugares mais simples, como pequenas e charmosas capelas.

Por outro lado, um leque de madeira não faria sentido como lembrancinha de um casamento noturno em uma grande e requintada casa de festas.

4. Evite exagerar na quantidade de lembrancinhas

Uma questão que também precisa ser observada de perto é a quantidade de lembranças oferecidas.

Não faz o menor sentido montar um verdadeiro arsenal de lembrancinhas achando que, com isso, seu casamento será um grande sucesso e seus convidados sairão muito felizes e impressionados.

Entenda que quando o assunto é casamento, a máxima de que “menos é mais” é perfeitamente aplicável. Além disso, o efeito pretendido pode não ser alcançado e os convidados podem achar desagradável sair da festa com muitos itens nas mãos.

De modo geral, tem se oferecido o tradicional bem-casado (na quantidade de 1 ou 2 por pessoa) e mais alguma lembrança de livre escolha do casal. Essa medida, além de elegante, é também econômica. 

5. Avalie o custo-benefício de cada opção

Agora que as principais informações sobre lembrancinhas de casamento foram consideradas, chegou a hora de avaliar o custo-benefício de cada opção.

Trata-se de uma avaliação indispensável — assim como uma boa pesquisa, que pode começar na internet e terminar com a seleção de pelo menos 3 fornecedores para uma visita presencial.

Toda noiva sabe que são muitos os itens que compõem uma linda cerimônia. Além disso, o mercado de casamento está em constante renovação, trazendo a cada dia uma novidade diferente. A vontade é certamente de contratar todos os serviços para fazer desse dia o mais lindo da sua vida.

A grande questão é que muitos orçamentos não conseguem acompanhar todas essas inovações. Por mais que a preparação para o casamento seja feita com antecedência, é difícil conseguir aderir a todas as propostas.

Cabine fotográfica (as fotos tiradas funcionam como lembrancinhas), polaroid descartável, abridor de vinhos de aço inox, sapatilhas para substituírem os chinelos… ufa! Dá até para ficar cansada só de pensar. 

Como o céu é o limite no quesito inovação e variedade, o ideal é montar um planejamento financeiro bem detalhado e estipular um valor médio que se pretende gastar com cada item do casamento e, consequentemente, com cada lembrancinha.

Essa pode ser uma maneira estratégica para não se empolgar demais com as opções disponíveis e exagerar e/ou gastar demais.

Procure sempre se lembrar do número de convidados da sua lista. Quanto mais convidados tiver, maiores serão os gastos com lembrancinhas, uma vez que esses mimos costumam ser individuais.

Lembre-se, por fim, de que o mais importante em meio a tantos preparativos serão as emoções vividas nesse dia: o sorriso do noivo ao te olhar pela primeira vez vestida de noiva, a primeira dança do casal, o corte do bolo, o brinde com os pais… Curta cada detalhe e aproveite o seu momento! 

Agora que você já aprendeu nossas 5 dicas para escolher as lembrancinhas de casamento ideais, deixe seu comentário nesse post e conte-nos o que achou das sugestões de hoje!

Deixe um comentário