Planejar a lua de mel: como escolher e reservar o hotel perfeito?

O casamento é o sonho de muitos casais, afinal, é o momento de celebração de umas das coisas mais poderosas do mundo: o amor. E para que tudo saia perfeito nesse dia tão importante, é necessário muito planejamento e paciência. Assim, depois de tanto esforço e, muitas vezes, estresse, nada mais justo que ter uma boa lua de mel, não é verdade?

Além de ser uma viagem para comemorar a união e o início de uma vida a dois, ela pode ser proveitosa, relaxante e uma ótima oportunidade para conhecer lugares maravilhosos. O único porém é que, para evitar surpresas desagradáveis, planejamento também é essencial.

Pensando nisso, montamos este artigo com 8 dicas para planejar a lua mel. Mostraremos tudo o que vocês devem considerar para ter um passeio tranquilo e romântico. Acompanhe!

1. Definir quanto dinheiro gastar

Antes de tudo, é preciso sentar e colocar no papel quanto dinheiro intenta-se gastar. Por mais que isso pareça uma medida precipitada, ela determina, muitas vezes, todos os outros tópicos relacionados a esse momento tão mágico que é a lua de mel.

Com esse orçamento, é possível saber onde é preciso economizar, onde pode-se investir um pouco mais, quais medidas serão necessárias para a junção do montante, etc. Vale lembrar que quando se trata de viagens, estimar um valor maior do que o planejado é essencial, afinal, adversidades podem acontecer e as contas saírem um pouco mais altas.

2. Escolher o destino

Determinado o valor que vocês pretendem gastar, é chegada a hora de escolher o destino. É importante levar em conta os gostos dos dois e pensar o que desejam fazer no destino: se querem descansar, sair para baladas e festas animadas, aproveitar a natureza, curtir a cidade, aproveitar o clima de calor, de frio, etc.

Uma ótima ideia é fazer uma lista com os principais lugares que deseja-se visitar e que estão dentro do orçamento, depois ir eliminando um a um com base nos critérios acima, até definir o local. Desse modo, a viagem se torna algo prazeroso para os dois.

3. Escolher o hotel

Se vocês pensam que a hospedagem é mero detalhe da viagem, vocês estão completamente enganados. O hotel corresponde a boa parte da lua de mel, afinal, ele garante conforto, ambientação à cultura do local, oferece comidas típicas deliciosas, dispõe de dicas sobre o que conhecer e, muitas vezes, conta com atividades exclusivas para casais.

Antes de sair reservando qualquer hotel por aí, certifiquem-se de que ele é um bom lugar e que atenderá às necessidades de ambos. Vocês podem conversar com amigos ou buscar informações na internet. Existe uma infinidade de ferramentas que ajuda a encontrar o valor mais barato e reservar o quarto em si, facilitando o processo e ajudando a economizar.

4. Considerar pacotes de turismo

Outra opção para quem não tem tanto ânimo de ir atrás de tudo na hora de planejar a lua de mel é procurar uma agência de viagens. Lá eles oferecem todos os serviços referentes ao passeio de forma individual ou em pacotes turísticos pré-determinados. Além de ser uma mão na roda, vocês também podem acabar economizando uma boa quantia.

Avaliem cada um minuciosamente, lendo as letrinhas pequenas de cada coisa, assim vocês conseguem ter tudo em um só lugar, evitar grandes dores de cabeça e também surpresas desagradáveis que podem atrapalhar essa viagem tão romântica.

5. Pesquisar as condições climáticas

O clima é um fator de peso em qualquer viagem, e na lua de mel ele não será diferente. Muitos passeios e atividades estão diretamente relacionados às condições climáticas do lugar e, desse modo, pesquisá-las com antecedência é primordial, do contrário, vocês podem acabar se frustrando e não aproveitando nada.

Por mais que o destino seja essencialmente quente ou frio, tudo pode mudar em uma única semana. Dessa forma, pesquise as variações de cada mês nos últimos anos e escolha a mais propícia para a viagem. Por mais que não sejam 100% exatas, elas dão uma ideia de como a natureza se comporta no local. Além de ser um fator determinante na data, também é um bom direcionamento na hora de fazer a mala.

6. Certificar-se dos documentos necessários

Então vocês estão com tudo pronto e, ao embarcar, percebem que precisavam ter tirado um visto turístico. Já pensou que situação? Muitos destinos, principalmente estrangeiros, cobram documentos específicos com os quais não estamos habituados, logo, pesquisar e ter tudo pronto antes da viagem é crucial.

Eles podem ser passaportes, vistos, vacinas específicas, autorizações diversas, etc. Pesquisem com cautela e deixem tudo separadinho. Afinal, vocês não vão querer esse momento a dois arruinado por conta disso, não é mesmo?

7. Calcular o câmbio

Viagens para outros países também exigem outro cuidado: o câmbio. As diferenças dos valores entre as moedas podem flutuar por grandes períodos, assim, um dinheiro que vocês tinham em mente pode acabar sendo diferente do imaginado.

Avaliem as correções e estudem se é melhor trocar o dinheiro aqui ou no país de destino. Diferentes casas monetárias vendem as moedas a diferentes valores, então, pesquisem bastante. Lembrem-se que, nessa hora, centavos fazem uma grande diferença!

8. Contratar um seguro viagem

Por mais que vocês planejem tudo com antecedência e tomem todas as precauções possíveis, imprevistos sempre acontecerão e, nesses momentos, manter a calma é fundamental para que a lua de mel não se torne um verdadeiro caos.

Nesse quesito, um item é mandatório para que os problemas sejam contornados e o passeio seja tranquilo: o seguro viagem. Por mais que ele não seja a solução de tudo, é uma ótima alternativa quando tudo parece dar errado. Existe uma infinidade deles no mercado, cabe a vocês priorizarem o que ele deve cobrir e seus respectivos valores.

Planejar a lua de mel pode ser uma tarefa divertida e intensificar ainda mais o amor do casal, basta se organizar e fazer tudo com antecedência. Esperamos que este artigo tenha sido útil e ajude vocês a terem uma viagem inesquecível. Se gostaram e estão buscando inspiração sobre qual destino escolher para celebrar a união, confira esta lista com lugares baratos e perfeitos para curtir a dois!

Leave a reply