Casamento ao ar livre: 6 dicas importantes que você precisa conferir!

Para uma noiva não há nada melhor do que ver seu sonho aos poucos tomando forma e se transformando em uma linda cerimônia de casamento! Muitos detalhes precisam ser organizados para que tudo aconteça como você sempre quis.

Às vezes parece que seu checklist nunca terá fim, não é? Mas fique tranquila. Nós garantimos que tudo vai valer a pena quando você estiver radiante, vivendo o dia mais feliz da sua vida!

Se o seu sonho é ter um belíssimo casamento ao ar livre, é preciso pensar nas particularidades desse ambiente. Felizmente, o mercado de casamentos já oferece muitas opções para facilitar a vida dos casais que querem uma cerimônia em meio à natureza!

Siga as nossas dicas e confira tudo que a sua festa precisa ter para ser perfeita!

1. Tenha uma cerimonialista experiente

Para casamentos que fogem do convencional, essa é certamente a dica mais importante! Contratar uma assessoria de casamento encurta os caminhos e facilita muito a vida da noiva, principalmente no seu caso.

Procure um profissional que tenha experiência com casamentos a céu aberto. Ele será essencial em todos os processos, desde a escolha do local, até a resolução de imprevistos no dia da cerimônia.

Uma noiva só descobre se o seu sonho pode, de fato, se tornar real, quando conversa com uma cerimonialista. É ela quem conhece todos os detalhes necessários para o sucesso de um casamento.

Realizar a cerimônia ao ar livre tem uma série de particularidades e exige cuidados especiais. Por isso, é fundamental contar com um profissional que possa dar dicas quentes em relação ao local, à decoração e aos fornecedores.

2. Escolha um bom local

Se vocês querem investir no casamento ao ar livre, escolher onde ele será realizado é um ponto muito importante!

Alguns bufês têm amplos espaços externos, com jardins lindíssimos. Essa pode ser a opção mais confiável, pois são empresas com experiência nesse tipo de festa. Além disso, eles contam com estrutura coberta, que pode ser necessária se o clima mudar na última hora.

Fazendas, sítios e chácaras também oferecem um cenário lindo. Alguns desses lugares têm histórico de receber casamentos e já contam com estrutura e fornecedores próprios.

Se o sonho de vocês envolve o mar e o pôr do sol, um hotel ou um restaurante na praia são ótimos locais para a recepção depois de uma cerimônia à beira-mar. Alugar uma casa de praia por conta própria também é uma opção.

Pesquise com cuidado as alternativas e visite os lugares disponíveis. De preferência, leve uma cerimonialista ou uma decoradora, para ajudar você a analisar o potencial de cada um. É preciso avaliar o custo-benefício, considerando a beleza do local e a estrutura que ele oferece.

Lembre-se de levar em conta as condições climáticas. Avalie os desafios que vocês podem ter (muito sol ou vento, por exemplo) e as soluções que cada local oferece. É importante sentir segurança no serviço que você está contratando.

3. Considere as particularidades da decoração

Uma das vantagens de realizar um casamento ao ar livre é que a beleza natural dispensa grandes decorações. Vocês vão economizar também em iluminação, já que o sol é um dos convidados especiais da festa!

Decore o espaço com itens delicados, que acompanhem o cenário sem disputar com a natureza. Espalhe pontos de luz em locais estratégicos. Use lanternas e velas para complementar a decoração e dar um ar romântico.

Decorações no estilo rústico ou vintage são estilosas e combinam bastante com cerimônias em espaços abertos! Móveis antigos, flores delicadas, objetos artesanais e detalhes em renda fazem uma bela composição.

Além do altar para a cerimônia, você pode espalhar pequenos lounges pelo local. Espaços com pufes coloridos, mesinhas e iluminação romântica encantam os convidados. Prepare estações com drinks refrescantes, para amenizar o calor, caso a cerimônia ocorra no verão.

4. Distribua mimos e lembrancinhas que combinem com o estilo da festa

Alguns objetos podem ser muito úteis para os convidados de um casamento ao ar livre. Chinelos, sombrinhas, protetor solar, garrafas de água, leques e óculos de sol, por exemplo, podem ser personalizados e oferecidos como mimos que eles usarão na própria cerimônia.

Dependendo da localização, pode ser de bom-tom oferecer também repelentes, para proteção contra mosquitos.

Em determinados meses do ano, a temperatura pode baixar no fim de tarde. Nesse caso, echarpes são ótimas lembrancinhas para as mulheres se protegerem do frio.

5. Contrate um fotógrafo que saiba aproveitar todo o potencial do cenário

Pelas lentes de um bom fotógrafo, você poderá reviver seu casamento sempre que quiser. Casar ao ar livre garante fotos lindíssimas, com todos os benefícios da luz natural. Para tudo sair perfeito, escolha um fotógrafo que aproveite o melhor do cenário!

Pesquise profissionais experientes, peça indicações, analise o trabalho dos fotógrafos que você gosta. Procure, especialmente, por fotos de casamentos no mesmo estilo do seu. Por fim, peça os orçamentos e veja qual apresenta o melhor custo-benefício.

E, antes de decidir quem contratar, marque um encontro e esclareça todas as suas dúvidas. Também vale a pena mostrar algumas imagens de inspiração, garantindo que ele entenda o estilo dos noivos e consiga captar o amor de vocês em fotos capazes de arrancar suspiros!

6. Escolha trajes apropriados para um casamento ao ar livre

Se vocês escolheram casar em um ambiente aberto, devem desapegar de alguns aspectos tradicionais. O traje para casamentos nesse estilo costuma ser mais despojado e confortável. No convite, informe que as roupas podem ser mais leves.

Isso também vale para os noivos! Escolha tecidos mais agradáveis para o seu vestido de noiva. Se o casamento for realizado na praia, por exemplo, você pode optar pelos curtos. O ambiente permite, ainda, o uso de sandálias mais baixas. No cabelo, prefira um penteado preso — ajuda a lidar com o vento e o calor.

O noivo pode usar um terno de linho, em cores claras. Se o casamento permitir mais simplicidade, uma opção ótima para a praia é a camisa social branca, com acessórios que completem o look.

Com essas seis dicas incríveis, o seu casamento ao ar livre tem tudo para sair perfeito! Considerando os cuidados necessários, é possível aproveitar as belezas naturais e ter uma cerimônia cheia de emoção e elegância.

Continue aqui no blog e leia sobre as melhores opções de lugares para casamento!

Leave a reply